Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.authorErlo, Bárbara Ferrari
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherPanizzon, Mateus
dc.contributor.otherNesello, Priscila
dc.date.accessioned2019-07-22T13:00:13Z
dc.date.available2019-07-22T13:00:13Z
dc.date.issued2019-07-22
dc.date.submitted2019-05-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4828
dc.descriptionA cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, oriundos da informação. A cultura da informação representa uma transformação dos recursos intelectuais e materiais que tornam significados intangíveis em elementos tangíveis úteis para o processo de tomada de decisão. Essa transformação ocorre pelo processo de criação de sentido que, quando organizado, define a interpretação dos sinais e contribui para os gestores tomarem as decisões adequadas. O objetivo geral do estudo foi analisar a percepção da cultura da informação, associada aos processos de sensemaking, do ponto de vista da alta gestão, em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, estudo de casos múltiplos. As unidades de análise são três Instituições de Ensino Superior (IES) da Serra Gaúcha. A técnica de coleta de dados, foi a de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos, seguida de análise de conteúdo com auxílio do software NVIVO 12. Os resultados obtidos possibilitaram a proposição de um framework dos fluxos de informação associados à cultura da informação e ao sensemaking no contexto da tomada de decisão nas IES. Do ponto de vista teórico, houve um resgate dos estudos realizados sobre os temas cultura da informação e o processo de sensemaking para a tomada de decisão estratégica organizacional. Do ponto de vista prático, o estudo contribuiu para a melhoria de como as organizações interpretam o ambiente interno e externo, criam sentido através da cultura da informação organizacional e tomam as decisões estratégicas baseada em informações.pt_BR
dc.description.abstractThe information culture can be characterized as a competitive differential for the knowledge organizations because it bases the behaviors that make possible the interpretation of the signals of the internal and external environment, originating from the information. The culture of information represents a transformation of the intellectual and material resources that make intangible meanings into tangible elements useful for the decision-making process. This transformation occurs through the process of meaning creation that, when organized, defines the interpretation of the signals and contributes to the managers making the right decisions. The general objective of the study was to analyze the perception of the information culture, associated to the processes of sensemaking, from the point of view of the high management, in institutions of higher education of the Serra Gaúcha. As a methodology was carried out a qualitative research, multiple case study. The units of analysis are three Institutions of Higher Education (HEI) of the Serra Gaúcha. The technique of data collection was semi-structured interviews, direct observation and document analysis, followed by content analysis with the help of NVIVO 12 software. The results obtained allowed the proposal of a framework of information flows associated with information culture and sensemaking in the context of decision making in HEIs. From the theoretical point of view, there was a rescue of the studies carried out on the themes of information culture and the process of sensemaking for organizational strategic decision making. From a practical point of view, the study has contributed to the improvement of how organizations interpret the internal and external environment, make sense through the culture of organizational information and make strategic decisions based on information.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectCommunication in organizationsen
dc.subjectOrganizational behavioren
dc.subjectBusiness planningen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectCollege teaching - Serra, Região (Brazil)en
dc.titleA cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6798685515001812pt_BR
mtd2-br.author.lattesERLO, B. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples