dc.contributor.advisor | Nodari, Paulo César | |
dc.contributor.author | Carneiro, Marcelo Larger | |
dc.contributor.other | Cescon, Everaldo | |
dc.contributor.other | Perine, Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2019-07-23T14:33:12Z | |
dc.date.available | 2019-07-23T14:33:12Z | |
dc.date.issued | 2019-07-23 | |
dc.date.submitted | 2019-07-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4830 | |
dc.description | A presente dissertação tem o escopo de pesquisar e compreender um dos problemas mais antigos da humanidade: a violência. Para esse fim, investigaremos as relações entre razão, liberdade e educação como formas de possibilidade para o homem no enfrentamento da violência. Buscaremos esclarecer a dualidade entre razão e violência como elementos constituintes do ser humano, estabelecendo as possibilidades radicais de escolha livre. Verificaremos de que forma a educação pode contribuir para a escolha da razão à universalidade, bem como ao enfrentamento da violência. Para tanto, nos concentraremos nos
ensinamentos de Eric Weil, o qual pautou toda sua obra refletindo e discutindo tais questões, sobretudo nas obras Lógica da filosofia, na qual ele estabelece seu sistema filosófico, bem como nas suas obras Filosofia moral, Filosofia política e Problemas kantianos. A metodologia adotada para esse trabalho, a partir de um recorte na ampla teoria filosófica de Eric Weil, é da abordagem analítico-interpretativa, cuja finalidade se concentra em analisar os pontos que reputamos mais relevantes para a discussão a qual nos propomos, usando como recurso para essa pesquisa o levantamento bibliográfico de suas obras, bem como de seus comentadores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation purposes to attempt to understand and to discuss about one of mankind’s oldest problems;- the violence. This research will examine how Reason, Freedom and Education may be used to address the topic of Violence. This study will also review the relationship between reason and violence in the human condition as it appears to be influenced by Free Choice on the part of the individual by stablishing its radical possibilities. The impact of Education will also be examined with the objective of understanding how education can contribute to the reasoning process impacting the decision to participate in or to confront the topic of Violence in our society. With this objective in mind, the research will focus on the thought of Eric Weil”s teachings, as he had directed his entire work to this topic, - especially in his works of Logic of Philosophy; Moral Philosophy; Political philosophy; and Kantian Problems. This paper will use the analytic-interpretative approach methodology, which purpose is focused on analyzing the points that are considered relevant to the proposed discussion, based on the bibliographical review of his works, as well as his commentators works. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Razão | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Weil, Eric, 1904-1977 | pt_BR |
dc.subject | Reason | en |
dc.subject | Liberty | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Violence | en |
dc.title | Razão, liberdade e educação: uma compreensão a partir do filosofar de Eric Weil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1553637994349545 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | CARNEIRO, M. L. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |