Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
View/ Open
Date
2019-08-06Author
Silocchi, Patrícia
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadata
Show full item recordAbstract
O setor de esportes tem se evidenciado na economia a nível mundial. O Brasil, especialmente, tem ocupado posições de destaque no que se refere à receita gerada, número de clientes e de academias de ginástica e condicionamento físico. Contudo, o país ainda sofre com a recessão da economia local, o que tem exigido das academias mudanças na estratégia de comunicação para retenção de clientes. Uma alternativa encontrada pelas academias é utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing digital em suas comunicações. Com isso, este estudo teve como objetivo identificar como o marketing digital é utilizado como estratégia de comunicação para retenção de clientes nas academias de ginástica e condicionamento físico de Caxias do Sul. A metodologia utilizada para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia de pesquisa foi adotado o estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, sendo aplicado um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pela área de marketing de 10 (dez) academias de Caxias do Sul. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Pro®. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais já é parte da rotina das academias. Porém há a necessidade de capacitação de academias de menor porte em relação às demais ferramentas de marketing digital, de modo a aprimorar as estratégias de comunicação para retenção de clientes. [resumo fornecido pelo autor]