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dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorAmaral, Scheila Severo Melo
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherBezerra, Querubina Aurélio
dc.date.accessioned2019-09-04T16:45:53Z
dc.date.available2019-09-04T16:45:53Z
dc.date.issued2019-08-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4932
dc.descriptionEsse estudo abordou o tema "O pedagogo e o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil" em uma Escola de Educação Infantil da rede privada de ensino, na cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi identificar qual o papel do pedagogo para estimular o desenvolvimento e a socialização de crianças com Síndrome de Down que frequentam uma escola de Educação Infantil. Usou-se como metodologia a revisão bibliográfica para rever estudos atuais sobre a temática da inclusão escolar, beneficiamo-nos com a contribuição de autores como Schwartzman (2003), Mantoan (2003) e Troncoso (1998). Além disso, usou-se como recurso a abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso proposto por Robert Yin (2001), através da aplicação de questionários com as famílias dos alunos Down. Buscou-se esclarecer as diferenças entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva, visto que são aspectos distintos. Nesse trabalho opta-se por compreender que as crianças com Síndrome de Down estão representadas nos estudos e pesquisas sobre a Educação Inclusiva. Aprofundamos o estudo da legislação que regulamenta a Inclusão Escolar para analisar como a Síndrome de Down está representada em termos legais e fez-se uma análise sobre a Síndrome de Down e suas dificuldades de aprendizagem. No que diz respeito a formação do pedagogo entende-se que esse profissional necessita ampliar seus conhecimentos sobre a Síndrome de Down para contribuir no desenvolvimento de crianças com essa síndrome. Explorou-se algumas estratégias e recursos pedagógicos que podem e devem ser utilizados pelo pedagogo na Educação Infantil, concluindo que o pedagogo é parte fundamental no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, pois ela necessita de muita estimulação desde os seus primeiros anos de vida. É preciso que haja um clima afetivo e de confiança entre o pedagogo e a criança para que a aprendizagem seja um desafio estimulante e positivo para ambos(sic).pt_BR
dc.description.abstractThis study addressed the theme "The pedagogue and development of children with Down Syndrome in Early Childhood Education" at a private school in the city of Caxias do Sul, State of Rio Grande do Sul. The main purpose of this course was to identify the role of the pedagogue in stimulating the development and socialization of children with Down Syndrome attending an Early Childhood Center. We will use as a methodology the bibliographic review that addresses the issue of school inclusion, making use of the valuable contribution of authors such as Schwartzman (2003), Mantoan (2003) and Troncoso (1998). In addition, we will use as a resource the qualitative approach, focusing on the case study proposed by Robert Yyn (2003), through interviews with Down students' families. It was sought to clarify the differences between Special Education and Inclusive Education, since there are divergences about the most appropriate nomenclature. In this paper we opt to understand that children with Down syndrome are represented in studies and research on Inclusive Education. We further study the legislation that regulates School Inclusion in order to analyze how Down's Syndrome is represented in legal terms and we have done an analysis about Down Syndrome and its learning difficulties. Regarding the training of the professional, we understand that the pedagogue needs to increase his knowledge about Down Syndrome to contribute to the development of children with this syndrome. We explore some strategies and pedagogical resources that can and should be used by the pedagogue in Early Childhood Education, concluding that the pedagogue is a fundamental part of the development of the child with Down Syndrome, since it requires a lot of stimulation from the first years of life. There needs to be an atmosphere of trust and confidence between the teacher and the child so that learning is a challenging and positive challenge for both(sic).en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO pedagogo e o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagagiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-08-12 00:00:00


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