• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepção do aluno de administração frente estratégias de aprendizagem ativa como inovação ao modelo tradicional de ensino

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Rudiclér Silveira Belem.pdf (914.6Kb)
Data
2019-09-12
Autor
Belem, Rudiclér Silveira
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação apresenta uma análise sobre as estratégias de aprendizagem ativa, adotadas no curso de Administração, em IES, da região sul do Brasil. Este trabalho traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas em sala de aula, promovendo inovação no processo de ensino-aprendizagem, procurando contribuir para a formação de um administrador apto a realizar suas funções e preparado para solucionar os problemas organizacionais. Como procedimento metodológico, foi utilizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. O levantamento das informações à pesquisa quantitativa foi feito via survey, em uma população composta por 304 alunos em 6 instituições, onde as estratégias de aprendizagem ativas já estão incluídas em seu plano pedagógico. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas estatísticas, como análise descritiva, multivariada e análise fatorial exploratória. Resultados apontaram que os alunos estão satisfeitos com as aulas na metodologia ativa frente às metodologias tradicionais, com média de 3,89 em uma escala até 5. Os respondentes também entendem as metodologias ativas como uma inovação (4,14) e percebem que aprendizagem é maior com a metodologia ativa (3,92). Com relação a resultados, os alunos entendem que a interação aumenta com os colegas e docentes durante a aplicação das metodologias ativas, com resultado das médias em 4,17 e 4,05 respectivamente nos dois casos. Como implicação destes achados de pesquisa, este estudo contribui para uma melhor compreensão da utilização das estratégias de aprendizagem ativa, confirmando que a utilização destes métodos são tendências para a promoção de inovação nas formas de ensino. Como sugestão de estudos futuros, recomenda-se a aplicação deste instrumento em outras IES e cursos diferentes para avaliar se esta percepção continua presente.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4948
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV