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dc.contributor.advisorBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.contributor.authorMalgarezi, Gustavo Henrique Andreazza
dc.contributor.otherPavoni, Eloide Teresa
dc.contributor.otherTeixeira, Fábio Eberhardt
dc.date.accessioned2019-09-13T01:12:55Z
dc.date.available2019-09-13T01:12:55Z
dc.date.issued2019-07-05
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4951
dc.descriptionCom o crescimento do esporte a nível mundial, o mesmo acabou se tornando um negócio de grande potencial e com inúmeras oportunidades, o que fez com que os investidores olhassem para esse mercado de forma diferente. Nessa perspectiva, para que se possa aproveitar essas oportunidades da melhor maneira possível, é necessário que os atletas e clubes esportivos utilizem todas as ferramentas e técnicas do marketing esportivo disponíveis a fim de potencializar sua imagem e sua visibilidade perante a mídia, os torcedores e o consumidores esportivos. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é verificar os resultados das ações de marketing esportivo sobre a imagem dos clubes e dos atletas com base na percepção dos torcedores de clubes de futebol. Para isto, foi utilizado o método quantitativo descritivo com a aplicação de um questionário, elaborado através de questões validadas em outros estudos, com uma amostra de 406 questionários válidos. A fim de analisar os dados obtidos, utilizou-se estatística descritiva e o teste de correlação para identificar as variáveis que estão mais relacionadas. A partir disso, os resultados mostraram que os torcedores em sua maioria interagem de forma direta com ações de marketing dos clubes e atletas, seja comprando produtos relacionados a sua imagem, bem como divulgando suas práticas a outros torcedores. O teste de correlação mostrou que as ações de marketing estão amplamente ligadas ao sucesso e a visibilidade na imagem dos clubes e jogadores. Sendo que essa última influencia de forma direta no sucesso da primeira. Quanto mais positiva é a imagem do atleta, mais visibilidade a imagem do clube irá possuir. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectClubes esportivos - Imagempt_BR
dc.subjectAtletas - Imagempt_BR
dc.titleAnálise do marketing esportivo, imagem dos clubes e imagem dos atletas segundo a percepção dos torcedores de clubes de futebol.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-06 00:00:00


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