Mostrar el registro sencillo del ítem
Psicose na adolescência: uma análise do processo de luto do objeto primário
dc.contributor.advisor | Conte, Raquel Furtado | |
dc.contributor.author | Oliveira, Gabriela Ramos | |
dc.contributor.other | Sassi, Renata | |
dc.contributor.other | Perazzolo, Olga Araujo | |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T14:12:16Z | |
dc.date.available | 2019-09-13T14:12:16Z | |
dc.date.issued | 2019-07-05 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4957 | |
dc.description | O presente estudo apresenta como objetivo geral identificar de que forma o adolescente com psicose reage frente a morte do objeto de amor primário. Para isso, buscou-se descrever aspectos fundamentais acerca da adolescência, apresentar o funcionamento psíquico da psicose através da teoria psicanalítica e discorrer acerca da morte do objeto primário e suas implicações na psicose. Com a finalidade de alcançar os objetivos deste estudo, realizou-se uma revisão de literatura de acordo com a abordagem psicanalítica. O delineamento deste trabalho é qualitativo e ocorre por meio de uma pesquisa de cunho exploratório e interpretativo, utilizando-se a análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Para a realização deste trabalho, selecionou-se como artefato cultural a série Bates Motel. A partir da série foram elaboradas três categorias: 1. Alucinação do objeto primário, 2. Relação objetal e 3. Negação da morte do objeto primário. Na primeira categoria foi possível compreender o processo de alucinação visual e auditiva do objeto morto. A segunda categoria foi apresentada a partir dos conteúdos alucinados do adolescente, a relação invasiva e fusionada com a mãe e, por fim, na terceira categoria ficou evidente a impossibilidade de simbolização da castração, bem como frente à realidade. Como considerações finais, podemos destacar a necessidade e importância de auxiliar os adolescentes com psicose a identificar e perceber a realidade, a partir da nomeação e significação dos eventos que ocorrem em sua vida. É preciso que o adolescente psicótico possa aprender a diferenciar mundo interno e externo e, com isso, a separação entre o EU e o não-EU (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Luto | pt_BR |
dc.subject | Psicoses | pt_BR |
dc.title | Psicose na adolescência: uma análise do processo de luto do objeto primário | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-07-05 00:00:00 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Psicologia - Bacharelado [243]