dc.contributor.advisor | Oliveira, Ronald Lopes de | |
dc.contributor.author | Malacarne, Thales | |
dc.contributor.other | Macke, Janaina | |
dc.contributor.other | Fochesatto, Sidnei Alberto | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T23:48:16Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T23:48:16Z | |
dc.date.issued | 2019-07-08 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4981 | |
dc.description | Modal mais utilizado no Brasil, o transporte rodoviário de cargas tem papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico do país. É através dele que se conectam os setores econômicos, fazendo com que as mercadorias cheguem até o consumidor final. Nesse contexto, o setor de transportes foi impactado negativamente pela crise econômica que iniciou em 2014 no país e foi agravado pelos constantes aumentos no preço dos combustíveis, mobilizando uma extensa greve por todo o território nacional. As paralisações geraram grandes problemas, obrigando o governo a encontrar alternativas emergenciais para acabar com a greve e evitar prejuízos ainda maiores. Em vista disso, este estudo teve como objetivo principal, investigar o impacto da greve dos caminhoneiros no transporte rodoviário de cargas na visão dos motoristas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados foi realizada através do método survey e os dados foram analisados por meio de uma planilha eletrônica com base em métodos estatísticos. O instrumento utilizado foi um questionário composto por vinte e seis questões baseado em uma pesquisa realizada pela CNT (2016). Foram encontrados resultados que apontam que o custo do combustível e o valor do frete foram as principais causas da greve. Em relação às consequências, foi possível constatar uma diminuição na lucratividade dos transportadores e uma diminuição na oferta de fretes. Além disso, foi possível concluir que a tabela do piso mínimo do frete não está sendo cumprida nem fiscalizada. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário de cargas | pt_BR |
dc.subject | Motoristas de caminhão | pt_BR |
dc.subject | Greves e lockouts | pt_BR |
dc.title | Consequências da greve dos caminhoneiros de 2018 no transporte rodoviário de cargas brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-07-08 00:00:00 | |