• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A representação da criança leitora em Matilda, de Roald Dahl, e Oliver Twist, de Charles Dickens

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Fernanda Bressan Capelini.pdf (896.2Kb)
Datum
2018-08-12
Autor
Capelini, Fernanda Bressan
Orientador
Zinani, Cecil Jeanine Albert
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Vinte e duas obras de literatura britânica clássica estão citadas em Matilda, de Roald Dahl, entre essas está Oliver Twist, de Charles Dickens, que foi lida pela personagem Matilda, cujo autor foi o único que teve mais de uma obra citada. Nesse sentido, esta dissertação tem como foco a seguinte questão de pesquisa: Quais são as semelhanças e diferenças na representação da criança leitora em Matilda, de Roald Dahl e Oliver Twist, de Charles Dickens? A metodologia aqui utilizada é análise das obras Oliver Twist e Matilda, relacionando aspectos da primeira com a segunda, tendo como base a literatura comparada. A dinâmica da sociedade em torno da questão de literatura e os papéis da criança leitora são enfocados a partir disto. Percebemos semelhanças entre a representação leitora das duas personagens estudadas aqui, sendo uma delas o não incentivo à leitura na fase inicial da infância. Além disso, conseguimos comparar quais aspectos das obras estudadas estão ligados aos períodos em que as obras foram escritas. O conhecimento atingido a partir da bibliografia analisada, pode ser utilizado em outros estudos das áreas da criança leitora e da literatura comparada.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4992
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV