Programa de Pós-Graduação em História: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 78
-
Ensino de história, diversidade e documentário: o Festival Internacional de Folclore e o jogo identitário de Nova Petrópolis
(2019-10-31)Esta pesquisa foi produzida no Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional, da Universidade de Caxias do Sul. O Programa é voltado para o ensino de história com atenção à produção de material didático e ... -
Ana de Castro Osório, uma intelectual transnacional: feminismo e mediação cultural
(2019-10-29)Este estudo desenvolvido no âmbito do programa de Pós-Graduação em História, tem como objetivo analisar a atuação de Ana de Castro Osório como mediadora cultural, nos movimentos em prol do feminismo, considerando a circulação ... -
São Francisco de Paula: o ensino de história e a identidade local
(2019-09-13)A presente dissertação aborda o ensino de História em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, tendo como princípio que o ensino de História partindo do local se torna mais significativo aos estudantes da educação básica. ... -
Mulheres sem rosto: imagens do feminismo nos livros didáticos de história do ensino fundamental (2004-2012)
(2019-08-21)O objetivo do presente estudo é analisar como são apresentadas as imagens do feminino, nos livros didáticos de História, do Ensino Fundamental, nas coleções Nova História Crítica, da Editora Nova Geração de 2004, História ... -
A educação patrimonial como caminho para o conhecimento da história de Boa Vista do Sul
(2019-07-31)Este trabalho propõe discutir conceitos relacionados à memória, à identidade, à representação, bem como a possibilidade de inserir a Educação Patrimonial no ensino da história como forma de dinamizar e repensar algumas ... -
Inventário participativo de patrimônio cultural em Fazenda Souza / RS
(2019-07-16)Esta produção demonstra a construção participativa de um inventário dos patrimônios culturais de Fazenda Souza, distrito do município de Caxias do Sul/RS. Realizado com base na metodologia proposta pelo IPHAN, o inventário ... -
"Terras que o tempo converterá em ouro": estudo histórico-urbanístico da legislação e o plano diretor de Caxias do Sul - 1953
(2019-03-22)No início da colonização da cidade de Caxias do Sul em 1875, o traçado urbano foi definido de acordo com o modelo utilizado na maioria das colonizações de origem italiana. Com essa base formada, muitos aspectos foram ... -
Tecendo uma história : a Cooperativa Têxtil Galópolis
(2019-02-15)A presente pesquisa trata da criação de uma cooperativa têxtil que nasce de uma greve operária em 1999, no município de Caxias do Sul, num bairro operário onde se localiza um reconhecido lanifício. A partir de sua falência, ... -
A formação de professores e o uso de recursos tecnológicos no ensino de história
(2018-10-01)Esta pesquisa na área de concentração do ensino de História: Fontes e Linguagens, na linha de pesquisa de Linguagens e Cultura no ensino de História, tem como finalidade analisar como os professores da rede pública de ... -
Religiões afro-gaúchas no ensino de história : batuque, umbanda e linha cruzada
(2018-07-30)O ensino de temas ligados a cultura africana, por vezes, acaba restringido ao período onde inúmeras pessoas foram escravizadas e trazidas ao Brasil, no entanto, a história da África não começa e nem termina com a escravidão. ... -
A FEB em Caxias do Sul: o museu enquanto um lugar de memória
(2018-07-23)A presente dissertação apresenta a ideia do uso de um site pedagógico como ferramenta de apoio para o Museu dos Ex–combatentes da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, situado em Caxias do Sul - RS. ... -
Futebol e tecnologias digitais/virtuais: a trajetória do Grêmio Esportivo Glória de Vacaria
(2018-07-16)A presente dissertação aborda a história do Grêmio Esportivo Glória, clube de futebol da cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, que foi fundado em 1956. Apesar do início modesto, como um time formado por trabalhadores ... -
Escravidão e ensino de história no sul do Brasil: o cativo Joaquim
(2018-07-09)Este trabalho analisa as possibilidades do uso de fontes históricas em sala de aula. Para isso, foram desenvolvidas sugestões e orientações para serem aplicadas na prática educativa por professores de História. Entre as ... -
O testemunho no ensino de história : a lembrança, o esquecimento e o sensível
(2018-07-07)Este estudo apresenta uma abordagem sobre o testemunho utilizado como fonte no ensino da história da Segunda Guerra Mundial. Tem como objeto de análise um projeto com sobreviventes da Shoah, desenvolvido pelo Instituto ... -
A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
(2018-05-08)Esta pesquisa teve por objetivo a utilização da fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana ... -
Uma representação polônica pela materialidade
(2018-03-12)Este texto expõe os resultados do trabalho de pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestrado Profissional. O trabalho teve por objetivo a organização de parte ... -
"Se eu tivesse maiz dez filhos, eu os daria por essa causa" : a trajetória política de João Ruaro Filho na luta contra a ditadura civil-militar
(2018-03-05)A pesquisa busca analisar a trajetória de João Ruaro Filho como membro da resistência à ditadura civil-militar brasileira a partir de 1969, até sua candidatura a vereador em Caxias do Sul, em 1982. Apesar de este tema de ... -
Para que não se esqueça : a memória da ditadura brasileira (1964-1985) nos livros didáticos de história do ensino médio
(2018-02-02)O estudo apresenta abordagens sobre Direitos Humanos no ensino de História, a fim de compreender qual a importância da reflexão sobre o Regime Civil Militar Brasileiro nos textos presentes nos principais livros didáticos ... -
Descobrindo o valor das coisas ao meu redor : vivência de educação patrimonial no ensino de história
(2017-08-18)A dissertação “Descobrindo o valor das coisas ao meu redor”: vivência de educação patrimonial no ensino de história tem por objetivo analisar como o patrimônio cultural local, que se encontra no interior e no entorno de ... -
O cotidiano em área de imigração alemã : análise dos livros de registro de ofícios eclesiásticos da localidade de Conventos/RS - 1860 a 1903
(2017-07-11)Os Livros de Registro de Ofícios Eclesiásticos podem colaborar com a investigação dos elementos socioculturais da área de imigração alemã-evangélica. Para isto, identifica elementos, tais como: dados demográficos, número ...