• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Jovens que cantam em bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Cristiane Ferronato.pdf (11.24Mb)
Data
2020-05-06
Autor
Ferronato, Cristiane
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nesta dissertação, analiso, a partir da observação de uma prática coral juvenil contemporânea, se a Arte pode se constituir como ferramenta reflexiva e interdisciplinar na Educação e, em especial, para a ampliação da consciência histórica, potencializando uma existência cidadã. Na busca por respostas, investigo os processos de composição, conceituação e execução do espetáculo Contrapontos pelo o Coro Juvenil do Moinho/UCS, além do contexto histórico sob o qual o projeto foi concebido, e sua relevância. A Arte, a Educação e especialmente a prática vocal coletiva são discutidas aqui como um devir para o desenvolvimento humano, tendo em vista uma vivência contemporânea e interdisciplinar de canto coral juvenil, conectada a uma formação multifacetada em artistamentos, dialogando com possibilidades de transcriações. Busco a comprovação dessas premissas a partir da análise de relatos dos cantores e de depoimentos de profissionais participantes do espetáculo, registros que também originaram a criação do documentário “Moinhos Artistadores de Histórias”, produto desta pesquisa. Costurando sentidos entre teorias de diversos autores que fundamentam este trabalho, como Gilles Deleuze e Felix Guattari, Ernani Maletta, Roberto Crema, Sandra Mara Corazza, Murray Schafer, Howard Gardner, José D´Assumpção Barros e Jörn Rüsen, apresento alguns conceitos como: rizoma polifônico, afinação de si, normose e consciência histórica, tecendo ideias que poderão servir de aporte e inspiração para profissionais de distintas áreas do conhecimento.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5987
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV