Jovens que cantam em bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul
Date
2020-05-06Author
Ferronato, Cristiane
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
Show full item recordAbstract
Nesta dissertação, analiso, a partir da observação de uma prática coral juvenil contemporânea, se a Arte pode se constituir como ferramenta reflexiva e interdisciplinar na Educação e, em especial, para a ampliação da consciência histórica, potencializando uma existência cidadã. Na busca por respostas, investigo os processos de composição, conceituação e execução do espetáculo Contrapontos pelo o Coro Juvenil do Moinho/UCS, além do contexto histórico sob o qual o projeto foi concebido, e sua relevância. A Arte, a Educação e especialmente a prática vocal coletiva são discutidas aqui como um devir para o desenvolvimento humano, tendo em vista uma vivência contemporânea e interdisciplinar de canto coral juvenil, conectada a uma formação multifacetada em artistamentos, dialogando com possibilidades de transcriações. Busco a comprovação dessas premissas a partir da análise de relatos dos cantores e de depoimentos de profissionais participantes do espetáculo, registros que também originaram a criação do documentário “Moinhos Artistadores de Histórias”, produto desta pesquisa. Costurando sentidos entre teorias de diversos autores que fundamentam este trabalho, como Gilles Deleuze e Felix Guattari, Ernani Maletta, Roberto Crema, Sandra Mara Corazza, Murray Schafer, Howard Gardner, José D´Assumpção Barros e Jörn Rüsen, apresento alguns conceitos como: rizoma polifônico, afinação de si, normose e consciência histórica, tecendo ideias que poderão servir de aporte e inspiração para profissionais de distintas áreas do conhecimento.