• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A comunicação familiar e as tecnologias de comunicação: uma compreensão na perspectiva da pragmática das comunicações humanas

Visualizar/Abrir
TCC Marina Duda.pdf (641.7Kb)
Data
2019-07-10
Autor
Duda, Marina
Orientador
Lhullier, Cristina
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A investigação da comunicação é necessária na compreensão das interações familiares. Na contemporaneidade, essas interações apresentam-se mediadas pelas tecnologias de comunicação. O objetivo geral do trabalho é descrever a compreensão da pragmática das comunicações sobre a comunicação familiar no tocante ao uso das tecnologias de comunicação na contemporaneidade. Os objetivos específicos englobam descrever os princípios da investigação da comunicação familiar na perspectiva da pragmática da comunicação humana e apresentar um panorama do uso das tecnologias de comunicação na contemporaneidade. A revisão da literatura abarca os princípios da investigação da comunicação familiar na perspectiva da pragmática da comunicação humana, abordando temas como feedback e axiomas da comunicação. Outro tópico apresentado versa sobre as tecnologias de comunicação e seu uso na contemporaneidade em uma exposição cronológica. Realizou-se uma pesquisa com delineamento qualitativo exploratório e interpretativo. Foram utilizadas como fontes 15 propagandas televisivas de sinal telefônico e de internet veiculadas entre os anos de 2013 e 2018 disponíveis na plataforma YouTube. Como instrumento foi elaborada um tabela com os itens: nome da propaganda, breve descrição desta, presença de comunicação a distância mediada por tecnologias de comunicação, uso de tecnologias de comunicação durante interações familiares, presença dos axiomas da comunicação e feedbacks presentes nas comunicações. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999). Os resultados estão descritos em três categorias: Comunicação à Distância e Tecnologias de Comunicação; Família e Uso de Tecnologias de Comunicação e Comunicação e Família. Percebe-se as tecnologias de comunicação como solucionadas de problemas e como aproximadora dos membros dos sistemas familiares. A solução de problemas advém da facilidade de acesso à informação proporcionada por essas tecnologias. Já a aproximação dos membros dos sistemas familiares contém em um paradoxo: os membros se tornam mais próximos ao utilizarem as mesmas tecnologias de comunicação. Contudo, cada um a utiliza de forma própria e acessa conteúdos próximos de seus interesses e momento do desenvolvimento. Assim, a segmentação do mercado das tecnologias de comunicação pode contribuir para o afastamento dos membros dos sistemas familiares. Foi possível observar as propriedades comunicacionais no contexto da digitalidade, sendo as tecnologias mediadoras desta comunicação. Sugere-se a continuidade das investigações das comunicações familiares no contexto do ciberespaço utilizando a pragmática da comunicação como referencial teórico (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5008
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • A busca da comunhão por meio de práticas comunicacionais em uma instituição religiosa católica feminina 

    Santos, Eliana Aparecida dos (2022-02-17)
    A presente pesquisa monográfica tem por finalidade estudar e compreender as práticas de comunicação na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e apontar caminhos para que estas sejam realizadas mais eficazmente. A ...
  • Análise de custos em uma empresa de comunicação visual do sul do Brasil 

    Vargas, Giovana Baierle de
    O objetivo deste trabalho foi diagnosticar todas as áreas de uma empresa do setor de comunicação visual estabelecida em Caxias do Sul há mais de dez anos. A partir da análise dos ambientes e identificação dos pontos fortes ...
  • A elaboração de um plano de ações de comunicação para uma empresa do segmento de comunicação visual 

    Pergher, Priscila
    O presente trabalho apresenta o diagnóstico de todas as áreas da empresa Silkor Estamparia, uma empresa de pequeno porte, especializada no ramo de comunicação visual em tecido, localizada na cidade de Caxias do Sul (RS). ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV