Auditoria interna: avaliação do sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas (esocial)
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Data
2019-09-02Autor
Arcaro, Giordana Camila
Orientador
Pereira, Fernando Andrade
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O eSocial representa o ápice da evolução tecnológica fiscal, sendo o maior projeto do Sistema Público de Escrituração Digital ? SPED. Atingindo indistintamente todos os empregadores e os seus respectivos colaboradores, o eSocial tem por objetivo garantir os direitos dos trabalhadores, simplificar os processos do empregador e aumentar a fiscalização do governo. O novo sistema de escrituração digital não altera a legislação vigente mas modifica significativamente a forma como as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais são prestadas para os órgãos envolvidos no projeto. No entanto, o eSocial ainda deixa lacunas que impactam diretamente nas rotinas dos profissionais que tem sob sua responsabilidade o cumprimento das exigências do programa. Diante do exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar quais as técnicas de Auditoria Interna seriam aplicáveis ao auxílio do usuário para atestar o correto envio dos eventos não periódicos ao eSocial. Para isto, o referencial teórico conceituou o SPED, o eSocial, a Auditoria Interna e os Controles Internos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com abordagem qualitativa e com pesquisa descritiva. O estudo foi conduzido em um escritório contábil de Caxias do Sul que possuí 67 clientes e que na totalidade possuem 108 vínculos ativos a serem controlados dentro da sistemática do eSocial. O diagnóstico do estudo foi através do reconhecimento do perfil dos clientes focado nas regras de enquadramento do eSocial e por meio da criação de fluxogramas dos processos do departamento pessoal que abordam em seu progresso os eventos não periódicos. Sabendo que o eSocial em sua essência apenas atesta o cumprimento da legislação sem altera-la, foram elaborados 7 programas de Auditoria, buscando identificar detalhadamente cada uma das etapas dos processos descritos nos fluxogramas até que o mesmo se desse por concluído. Por fim, após a realização deste estudo, pode-se concluir que a ferramenta criada facilita o entendimento de que todas as informações exigidas pelo eSocial estariam compreendidas pelas tarefas realizadas anteriormente, bastando apenas a checagem dos dados por meio do programa de Auditoria, o que possibilita ao usuário ter ao seu alcance um método adequado para a execução do seu trabalho, reduzindo a morosidade e assegurando a transmissão da informação completa e com qualidade.(sic)