Prevenção da saúde mental do trabalhador de teleatendimento na perspectiva da psicodinâmica do trabalho
Fecha
2019-07-13Autor
Pelizzer, Camila
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O trabalho é entendido como um saber que compreende o ato de sentir, pensar e inventar. É mais que a gratificação salarial periódica, o trabalho é o engajamento da personalidade de um sujeito em prol de responder a uma determinada tarefa prescrita juntamente com as pressões da organização. No entanto, há trabalhos que nem sempre permitem que o saber e a criação dos trabalhadores se faça presente levando a diversas consequências para saúde do trabalhador, destaca-se aqui, o trabalho de operadores de teleatendimento. Os call centers, local de trabalho dos operadores de teleatendimento, possuem um alto índice de rotatividade. Estes foram impactadas diretamente pelo avanço da tecnologia, que permitiram, além da rapidez, um maior controle por parte da gestão, podendo cronometrar tempo de atendimento, quantidade de chamada e até o que foi falado durante as ligações, bem como medir através de indicadores os resultados obtidos por cada operador. O teleatendimento atualmente pode ser considerado rígido, uma vez que em grande parte do tempo não se encontra espaço para a criação do trabalhador, sendo este guiado por um script específicos durante o atendimento. Além disso, a intensa supervisão e pressão vinda de superiores corrobora para o prejuízo no meio laboral, este estende-se para os demais âmbitos da vida do sujeito, acarretando em diversos problemas a saúde mental dos trabalhadores deste setor. A psicodinâmica do trabalho busca compreender o trabalhador em seu ambiente de trabalho, considerando a relação resultante de ambos. Para realização deste trabalho destacou-se os conceitos de desejo, motivação, sofrimento, carga psíquica e prazer oriundos da psicodinâmica do trabalho. Este estudo possui como objetivo geral, identificar as estratégias de intervenção que podem ser utilizadas na prevenção da saúde mental dos trabalhadores de teleatendimento utilizando-se da perspectiva da psicodinâmica do trabalho. Possui também como objetivos específicos, apresentar um panorama dos principais conceitos da psicodinâmica do trabalho; conceituar saúde mental na perspectiva da psicodinâmica do trabalho e descrever os processos de trabalho do teleatendimento. A metodologia utilizada no trabalho foi de cunho qualitativo, exploratório e interpretativo. Utilizou-se como fonte, 11 cenas do filme Despacho para Índia, as mesmas foram categorizadas e descritas em Tabelas, posterirormente passaram pela análise de conteúdo e emparelhamento teórico através da perspectiva psicodinâmica do trabalho. Com o estudo concluiu-se que o contexto do trabalho pode aproximar o trabalhador do sofrimento ou do prazer, que irá depender das condições de trabalho oferecidas, da organização do trabalho e das relações entre colegas e superiores (sic).
Colecciones
- Psicologia - Bacharelado [243]