Mostrar el registro sencillo del ítem
Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
dc.contributor.advisor | Cemin, Tânia Maria | |
dc.contributor.author | Fogaça, Priscila Aline | |
dc.contributor.other | Godoy, Rossane Frizzo de | |
dc.contributor.other | Bosi, Denise Rasia | |
dc.contributor.other | Lhullier, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T01:57:12Z | |
dc.date.available | 2019-10-03T01:57:12Z | |
dc.date.issued | 2019-07-08 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5026 | |
dc.description | A importância da criatividade para um desenvolvimento pleno e saudável do sujeito vem sendo reconhecida. A criatividade pode ser entendida como um recurso que possibilita a descoberta de respostas mais eficazes frente a um ambiente ou situação desfavorável. Discussões a respeito da vulnerabilidade social têm sido cada vez mais promovidas, em diversos âmbitos de nível nacional, para o desenvolvimento de políticas públicas e garantia de direitos de crianças e adolescentes nesta situação. O presente trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições da teoria winnicottiana, no que diz respeito à criatividade, em relação à situação de vulnerabilidade social, tomando como objeto de análise recortes de uma série. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado foram definidas duas categorias de análise: a categoria Vulnerabilidade social e a categoria Criatividade, abrangendo as subcategorias ?conflitos internos? e ?relacionamentos?. O estudo se configura como qualitativo e foi utilizada a análise de conteúdo de Laville e Dionne para a discussão do artefato cultural, sendo que foi escolhido a série Anne with an E, baseada na obra de L. M. Montgomery. Os dados analisados apontaram para a possibilidade de um viver criativo frente à situação de vulnerabilidade social, bem como possíveis contribuições do psicólogo. Após a discussão das duas categorias de análise, identifica-se que a promoção do viver criativo deve ser estimulada e incentivada para o desenvolvimento saudável dos sujeitos, em diferentes contextos (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Winnicott, Donald Woods, 1896-1971 | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | None |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Psicologia - Bacharelado [243]