Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
Fecha
2019-07-08Autor
Schroeder, Taís Bovo Ribeiro
Orientador
Cemin, Tânia Maria
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic).
Colecciones
- Psicologia - Bacharelado [243]