Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
Datum
2019-09-16Autor
Dambros, Gabriela da Silva
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O presente trabalho consiste em expor um estudo sobre métodos de piano. O objetivo deste trabalho é investigar as influências que as metodologias de ensino de piano auferem na prática docente de professores do instrumento. Um breve histórico sobre a trajetória da educação musical desde a antiguidade até o século XX é apresentado. Métodos de piano foram analisados baseados no modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick. Através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa, as respostas dos entrevistados foram analisadas à luz das teorias estudadas sobre a prática docente ao piano. Os resultados demonstram que há influência na relação da escolha dos métodos dos professores para seus alunos em função dos métodos utilizados na formação pianística desses professores enquanto alunos. Constatou-se também que os entrevistados buscam novas possibilidades de metodologias para melhorar suas ações docentes de acordo com as dificuldade e necessidades específicas de cada aluno. Concluiu-se que os conhecimentos sobre diferentes métodos e suas influências contribuem para proporcionar uma expansão teórica e prática para a obtenção de um entendimento da escolha do método e repertório a ser utilizado no ensino do piano (sic).