• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Modelos culturais de gestão empresarial: um estudo com valores-modalidade na interface entre linguística cognitiva e antropologia cognitiva

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese Samanta Kélly Menoncin Pierozan.pdf (3.366Mb)
Data
2019-11-19
Autor
Pierozan, Samanta Kélly Menoncin
Orientador
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta tese é o resultado da investigação sobre estruturas e processos cognitivos, mais precisamente o constructo teórico ‘modelo cultural’, cuja fundamentação teórica cria uma interface entre Linguística Cognitiva (e.g., LAKOFF, 1987; KÖVECSES, 2005, 2010, 2017; LAKOFF; KÖVECSES, 1987; LAKOFF; JOHNSON, 1980) e Antropologia Cognitiva (e.g., BENNARDO; MUNCK, 2014; D’ANDRADE, 1995; D’ANDRADE; STRAUSS, 1992; HOLLAND; QUINN, 1987). Considerando que modelos culturais são pressupostos na visão de mundo, atitudes, comportamentos e valores de quaisquer grupos culturais, objetiva-se reconstruir o modelo cultural dominante de gestão empresarial de uma indústria do setor metalmecânico a partir da análise das manifestações linguístico-discursivas da amostra de sujeitos da pesquisa. Esta pesquisa apresenta duas contribuições básicas que sustentam sua relevância: (a) testar um design teórico-metodológico para a pesquisa de modelos culturais e (b) a partir dos resultados obtidos, oferecer um modo de compreender e eficientizar o processo de gestão da empresa identificando-se quais os valores-modalidade que orientam o modelo cultural dominante. Para tanto, adota-se, em um estudo de caso, uma metodologia qualitativovalorativa que visa à reconstrução do modelo cultural dominante, por meio de proposições, metáforas, metonímias e valores relacionados. Essa reconstrução ocorre a partir de dados obtidos por meio do design teórico-metodológico descritivo-exploratório proposto, que inclui: realização de entrevista semiestruturada, transcrita e marcada por notações adaptadas na Análise da Conversa; elaboração e aplicação de escala tipo Likert; e elaboração e aplicação de uma escala valoração-modalidade, proposta por Feltes (2018b). Processos de leitura são constitutivos de todo o dispositivo metodológico, desde a relação entre a leitura das diretrizes organizacionais, realizada pelos sujeitos da pesquisa e retomada na entrevista semiestruturada e na escala tipo Likert, assim como no procedimento analítico-interpretativo do pesquisador do corpus formado pelas entrevistas. Dos achados, o principal deles remete ao modelo cultural de gestão dominante vigente na organização investigada, o qual é orientado especialmente pelos valores QUALIDADEVO, EFICIÊNCIAVO, UNIÃOVN+, ADAPTAÇÃOVN+, e COMUNICAÇÃO (pessoa a pessoa)VN, os quais estão ligados a proposições, metáforas e metonímias relacionadas. Esses valores culturais mostram-se compartilhados entre os indivíduos participantes da pesquisa, apresentando força motivacional, uma vez que participam na determinação de ações em práticas corporativas.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5162
Collections
  • Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV