Modelos culturais de gestão empresarial: um estudo com valores-modalidade na interface entre linguística cognitiva e antropologia cognitiva
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Data
2019-11-19Autor
Pierozan, Samanta Kélly Menoncin
Orientador
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
Metadata
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Esta tese é o resultado da investigação sobre estruturas e processos cognitivos, mais precisamente o constructo teórico ‘modelo cultural’, cuja fundamentação teórica cria uma interface entre Linguística Cognitiva (e.g., LAKOFF, 1987; KÖVECSES, 2005, 2010, 2017; LAKOFF; KÖVECSES, 1987; LAKOFF; JOHNSON, 1980) e Antropologia Cognitiva (e.g., BENNARDO; MUNCK, 2014; D’ANDRADE, 1995; D’ANDRADE; STRAUSS, 1992; HOLLAND; QUINN, 1987). Considerando que modelos culturais são pressupostos na visão de mundo, atitudes, comportamentos e valores de quaisquer grupos culturais, objetiva-se
reconstruir o modelo cultural dominante de gestão empresarial de uma indústria do setor metalmecânico a partir da análise das manifestações linguístico-discursivas da amostra de sujeitos da pesquisa. Esta pesquisa apresenta duas contribuições básicas que sustentam sua relevância: (a) testar um design teórico-metodológico para a pesquisa de modelos culturais e (b) a partir dos resultados obtidos, oferecer um modo de compreender e eficientizar o processo de gestão da empresa identificando-se quais os valores-modalidade que orientam o modelo cultural dominante. Para tanto, adota-se, em um estudo de caso, uma metodologia qualitativovalorativa que visa à reconstrução do modelo cultural dominante, por meio de proposições, metáforas, metonímias e valores relacionados. Essa reconstrução ocorre a partir de dados obtidos por meio do design teórico-metodológico descritivo-exploratório proposto, que inclui: realização de entrevista semiestruturada, transcrita e marcada por notações adaptadas na Análise da Conversa; elaboração e aplicação de escala tipo Likert; e elaboração e aplicação de
uma escala valoração-modalidade, proposta por Feltes (2018b). Processos de leitura são constitutivos de todo o dispositivo metodológico, desde a relação entre a leitura das diretrizes organizacionais, realizada pelos sujeitos da pesquisa e retomada na entrevista semiestruturada e na escala tipo Likert, assim como no procedimento analítico-interpretativo do pesquisador do
corpus formado pelas entrevistas. Dos achados, o principal deles remete ao modelo cultural de gestão dominante vigente na organização investigada, o qual é orientado especialmente pelos valores QUALIDADEVO, EFICIÊNCIAVO, UNIÃOVN+, ADAPTAÇÃOVN+, e COMUNICAÇÃO (pessoa a pessoa)VN, os quais estão ligados a proposições, metáforas e metonímias relacionadas. Esses valores culturais mostram-se compartilhados entre os indivíduos participantes da pesquisa, apresentando
força motivacional, uma vez que participam na determinação de ações em práticas corporativas.