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dc.contributor.advisorMuniz, Luciani da Silva
dc.contributor.authorCarlin, Priscila Stocco
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.contributor.otherBertolla, Fernando Luís
dc.date.accessioned2019-12-13T13:17:09Z
dc.date.available2019-12-13T13:17:09Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5227
dc.descriptionDiante de um cenário altamente competitivo, faz-se necessário aprofundar o conhecimento sobre a contabilidade de custos e preço de venda, para a empresa manter-se competitiva no mercado de trabalho. Além do mais, é preciso que a gestão tenha entendimento dos custos incorridos no processo produtivo para definição do preço de venda a ser praticado, porém, nota-se uma ausência de conhecimento por parte da administração de algumas entidades, fazendo com que os preços de venda sejam elaborados por meio de pesquisa no mercado em que atuam. Neste contexto, a pesquisa apresenta um estudo de caso em um restaurante à la carte, localizado no município de Antônio Prado ? RS e, tem como objetivo enfatizar os conceitos de contabilidade de custos e qual sua importância quando colocado em prática, para auxílio à gestão na tomada de decisão e, determinar o preço de venda ideal para a empresa, tendo em vista os custos e despesas envolvidos e o lucro desejado pela gestão. Para alcançar tal objetivo, foram realizados levantamentos de dados, referente aos custos, despesas e fichas técnicas dos pratos no ano de 2018, assim, sendo possível realizar os devidos cálculos através dos métodos de custeio por absorção e variável com a aplicação da fórmula do mark-up, para se chegar ao preço de venda orientativo e apurar os indicadores de margem de contribuição e ponto de equilíbrio e, ao final, apresentar os resultados mais favoráveis para a empresa. Em relação a metodologia, utilizou-se de um estudo de caso quanto aos procedimentos de pesquisa, em relação aos procedimentos técnicos realizou-se uma pesquisa bibliográfica, quanto a forma de abordagem do problema tratou-se de uma pesquisa qualitativa e, por fim, quanto aos objetivos, realizou-se uma pesquisa descritiva. Diante do exposto, os resultados obtidos evidenciam a necessidade de alterações na tabela de preços praticados e uma revisão dos procedimentos, visto que a presente situação está apresentando margem negativa para a organização. Logo, este estudo contribui para o restaurante fornecendo informações sobre os custos de cada prato ofertado, estabelecendo um preço de venda orientativo com base nos gastos incorridos e lucros desejados, maximizando a lucratividade do negócio. Esse conjunto de dados auxilia a gestão na tomada de decisão, para sustentabilidade do empreendimento no mercado da concorrência.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subjectCusteio baseado em atividadespt_BR
dc.titleAnálise de custos e indicadores na formação do preço de venda: um estudo de caso em um restaurante à la carte na Serra Gaúchapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-12 00:00:00


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