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Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista

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Dissertacao Valter Marcos Monteiro Fortes.pdf (3.677Mb)
Data
2014-06-02
Autor
Fortes, Valter Marcos Monteiro
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
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Resumo
Os esforços conjuntos entre empresas são cada vez mais comuns, mesmo que exista rivalidade competitiva no mercado. Empresas tendem a se agrupar no que vem a ser conFigurado como cluster, formando massas críticas segmentos da indústria para aproveitar a sinergia como o aumento da produtividade, inovação e, em sua essência, a possibilidade de se tornarem mais competitivas. Dado que os clusters aumentam a competitividade de uma indústria e dado que o turismo constitui um poderoso instrumento de desenvolvimento regional, o presente estudo teve como objetivo analisar os determinantes da vantagem competitiva dos Clusters turísticos de Santo Antão - São Vicente e Sal - Boavista que são um conjunto de quatro ilhas situadas na Republica de Cabo Verde África. A fim de identificar quais as variáveis relevantes para aperfeiçoar a competitividade nestas regiões foi aplicado um questionário semi-estruturado sob a luz do modelo do Diamante da Competitividade de Porter (1990), contemplando os atributos: (i) condições dos fatores, (ii) condições da demanda, (iii) estratégia, estrutura e rivalidade da empresas, (iv) setores correlatos e de apoio; e ainda a variável Governo. O papel do Governo foi avaliado a partir da esfera nacional considerando que este pode influenciar, de forma significativa, os determinantes da vantagem competitiva. Assim, a operacionalização deste estudo foi mediante uma pesquisa quantitativa, com a análise dos dados através do procedimento estatístico chamado de Mann Whitney. Os dados provenientes da pesquisa de campo, resultaram de uma amostra de 100 empresas hotéis, restaurantes, agências de viagem, esportes e recreação, discotecas, alojamentos e locadora de veículos - que foi proporcionalmente dividida entre os dois clusters. Os resultados decorrentes da aplicação do Modelo indicam o desempenho competitivo turístico de cada um dos clusters permitindo assim inferir implicações teóricas e empíricas, bem como as decorrentes implicações gerenciais que favorecem os objetivos tanto de ordem pública como privada visando o aperfeiçoamento da competitividade nos clusters em estudo. Ainda é possível através de uma base comparativa das variáveis analisadas fomentar o aprendizado de uma região em relação a outra com o intuito de instituir melhorias.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/530
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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