Navegação Mestrado Acadêmico em Administração por título
Itens para a visualização no momento 99-118 of 302
-
A dimensão tácita do conhecimento na definição dos requisitos em uma fábrica de software da serra gaúcha
(2014-04-29)Em um ambiente de desenvolvimento de software a etapa de extração de requisitos é um processo complexo que envolve uma importante interação entre cliente e analista. Essa etapa é crucial para que um projeto se inicie de ... -
A dimensão tácita do conhecimento nas práticas contábeis : uma análise dos processos de elaboração e apresentação de relatórios em organizações contábeis
(2014-05-06)A crescente necessidade em termos de informações remete a atitudes pró ativas em busca de maximizar a qualidade destas informações. No setor contábil, a elaboração de relatórios e sua apresentação aos clientes não constituem ... -
Dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma franquia de idiomas
(2014-06-04)Qualidade em serviços tem sido assunto frequentemente estudado na literatura de marketing de serviços, uma vez que conhecer os fatores que fazem com que os clientes permaneçam adquirindo produtos ou consumindo serviços, ... -
Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
(2014-05-22)O presente trabalho apresenta um estudo sobre a identificação dos atributos e das dimensões da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios acreditados ou em processo de acreditação da Universidade de Caxias do Sul ... -
Efeito dos níveis de preço de uma nova marca de produto sobre a imagem de preço
(2014-11-12)A imagem de preço é formada por representações, impressões, convicções e redes de significados que estão armazenados na memória dos indivíduos em um contexto subjetivo, emocional e de forma holística que estão relacionados ... -
O efeito país de origem no processo de avaliação de cervejas especiais e a intenção de compra dos consumidores
(2017-06-22)O mercado globalizado trouxe ao cenário brasileiro produtos provenientes de diversos países, sejam esses montados, desenvolvidos ou fabricados em mais de um país. Diante disso, surge a necessidade de entender como o ... -
Efeitos da atitude, envolvimento, experiência e valor simbólico sobre a intenção de compra de vinhos pela geração millenial
(2020-12-03)Os estudos sobre comportamento do consumidor têm crescido na área do marketing, principalmente aqueles que buscam associá-los à intenção de compra. Este construto tem especial atenção por parte de pesquisadores por apresentar ... -
Os efeitos da utilização de mensagens persuasivas na forma de condução no trânsito
(2015-09-18)A utilização de apelos ao medo em mensagens persuasivas tem sido explorada, e se mostrado eficaz, nas questões que envolvem o tabagismo. No entanto, não se evidenciam muitos estudos relacionando mensagens persuasivas com ... -
Efeitos dos níveis de preço e do conhecimento da marca sobre a percepção de valor, da qualidade, da justiça, do simbolismo e da intenção de compra
(2018-10-17)O entendimento sobre o comportamento do consumidor é essencial para compreender as necessidades e desejos das pessoas, bem como o comportamento da oferta e da demanda. Além disso, é importante saber de que forma o consumidor ... -
A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
(2014-04-30)Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação ... -
O empreendedorismo e a inovação em ambientes de incubação
(2014-05-19)A acirrada competição é o novo regulador da ordem econômica. Nesse cenário, o Brasil deve aproveitar as oportunidades dessa nova dinâmica empresarial, aprimorando as características que permitirão o desenvolvimento de um ... -
Empreendedorismo e inovação em vinícolas associadas à Aprovale, Asprovinho e Aprobelo
(2014-05-13)O mercado globalizado e competitivo está exigindo das empresas uma postura cada vez mais estratégica. As empresas são induzidas a estabelecerem estratégias definidas para obter uma vantagem competitiva. Assim, buscam ... -
O endosso por celebridade e a gestão da imagem da marca : evidências empíricas a partir do estudo da marca Ipanema Gisele Bündchen
(2014-05-29)Um conceito fundamental para a compreensão do papel desempenhado pelas marcas nas sociedades contemporâneas é o de posicionamento, que se refere ao que a marca representa na mente dos consumidores. Neste sentido, uma ... -
Energias renováveis: energia solar para o desenvolvimento sustentável organizacional
(2024-03-15)Este estudo teve como objetivo analisar a influência da geração de energia fotovoltaica no desempenho sustentável organizacional, pois a energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade ... -
Ensinagem e aprendizagem em incubadora tecnológica: um estudo de caso na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul
(2014-05-20)Esta pesquisa estruturou-se a partir de três relevantes fenômenos da economia contemporânea: empreendedorismo, inovação e relações universidade-empresa, elementos convergentes no ambiente das incubadoras de empresas de ... -
Envolvimento da alta direção e inteligência competitiva : uma análise sobre suas relações em organizações de médio e de grande porte da serra gaúcha - Brasil
(2014-06-02)Inteligência Competitiva (IC) é um tópico emergente e estratégico para nações e organizações, e na medida em que desenvolve-se no plano teórico, surge a necessidade de estabelecer interfaces com outras áreas do conhecimento. ... -
Equipes multidisciplinares de melhoria contínua e seus métodos de trabalho nas empresas do ramo metalmecânico de Caxias do Sul - RS
(2014-04-30)O nível de competitividade industrial tem imposto ao mercado a necessidade de melhorar continuamente seus processos, em busca de um diferencial. Para auxiliar nessas melhorias, são utilizadas diversas técnicas compostas ... -
A espiritualidade no ambiente de trabalho e seu impacto no desempenho individual de motoristas profissionais atuantes no transporte rodoviário de cargas
(2024-06-04)Este estudo teve como objetivo identificar o nível de espiritualidade no trabalho dos motoristas profissionais atuantes no transporte rodoviário de cargas e o seu impacto no desempenho individual. Para tanto, realizou-se ...