Navegação Mestrado Acadêmico em Administração por autor "Costa, Carlos Alberto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 22
-
Análise de fatores condicionantes na adoção de um sistema de custeio em micro e pequenas empresas no setor metal-mecânico de Caxias do Sul-RS
Thomé, Marcelo Luis (2015-08-07)No mundo globalizado e competitivo em que se vive, as constantes mudanças obrigam as micro e pequenas empresas a repensarem o seu modelo de gestão. Nesse sentido, deve haver um monitoramento e uma reavaliação constante das ... -
A cultura da inovação e as tecnologias das indústria 4.0 em concreteiras
Dal Pizzol, Mauro Andreolla (2022-06-03)É fato que as organizações almejam se destacar no mercado de atuação e obter vantagens que a diferencie de seus concorrentes. Para que isso seja possível, é importante conhecer a si mesmo e ao seu concorrente, e escolher ... -
Da administração legal ao business process management : o mapeamento de processos de negócio em escritórios de advocacia
Agostini, Manuela Rösing (2014-06-02)Esse trabalho aborda a Administração Legal como uma ferramenta capaz de orientar e conduzir as organizações prestadoras de serviços jurídicos rumo à inovação e à competitividade, em conjunto com a aplicação da metodologia ... -
Desafios dos laboratórios de impressão 3D na produção de dispositivos de saúde para apoio ao enfrentamento da pandemia da COVID-19
Ponte, Francisco Sávio (2022-12-12)A pandemia da COVID-19 trouxe um desafio no desenvolvimento ágil de produtos que pudessem atender de maneira eficaz as necessidades do sistema de saúde nacional. Parte da demanda foi atendida por laboratórios de apoio à ... -
Um estudo da aprendizagem organizacional em organizações sem fins lucrativos : uma avaliação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul
Sartori Júnior, Zilio (2014-06-17)As organizações, assim como as pessoas, precisam desenvolver a capacidade de se modificarem, adaptando-se e criando alternativas para solução dos problemas com os quais se defrontam a cada dia. Nesse sentido, a Aprendizagem ... -
Um estudo das redes flexíveis de supermercados em relação ao foco do negócio, formato de exploração econômica e processos operacionais : perspectivas da governança e dos integrantes
Machado, Claralucia Prates (2014-05-06)A formação de redes flexíveis tem sido alternativa, principalmente para as pequenas e médias empresas, como forma de obter vantagens competitivas. Contudo, além do objetivo principal dessas redes, aspectos culturais e ... -
Um estudo sobre as formas da avaliação da inovação e os critérios de avaliação dos prêmios de inovação
Garcia, Fernando Jarrais (2014-05-21)A inovação é apontada como uma das principais alternativas para o ganho e a manutenção da competitividade das organizações. Inovar passou a ser uma das mais importantes alternativas para as empresas se manterem competitivas ... -
Um estudo sobre informação para apoio à tomada de decisão gerencial em prestadores de serviços de saúde
Silva, Aldenara Moreira (2020-07-27)Para atender a demanda de saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS) contrata prestadores de serviços de saúde privados. As organizações contratadas contribuem com as peculiaridades das políticas de saúde na busca pela ... -
Um estudo sobre os desafios e as estratégias adotadas por gestores de operações de tecnologia da informação durante o cenário da pandemia Covid-19
Gil, Liziane Karine Lopes (2024-04-04)Esta pesquisa apresenta um estudo realizado considerando como contexto a pandemia de Covid-19, com foco na operação de setores de Tecnologia da Informação (TI) na manutenção das atividades empresariais naquele período. A ... -
Impactos da inovatividade, da inovação de produto e da capacidade tecnológica no desempenho organizacional
Migliavacca, Márcio José (2018-02-28)O ambiente competitivo organizacional apresenta grande velocidade de transformação devido às pressões competitivas do mercado. Ao observar o cenário globalizado, há movimentos que surgiram do conceito indústria 4.0, ... -
Implicações do fenômeno big data na análise para inteligência estratégica
Nesello, Priscila (2014-07-14)Uma grande quantidade de dados é produzida diariamente por operações comerciais e financeiras, mídias sociais e dispositivos móveis, sensores e outros equipamentos inseridos no mundo físico. Este fenômeno deu origem ao ... -
Influência da tecnologia da informação no processo de planejamento de vendas e operações : um estudo de múltiplos casos
Frey, Eduardo Henrique (2014-05-06)A produção é o ambiente, dentro de uma organização, onde parte de seu conhecimento e de sua competência é validada e convertida, com impacto direto no produto final. Buscar qualidade e eficiência nos produtos requer ... -
A interação de estratégia competitiva e custos com o processo de desenvolvimento de produtos: um estudo multi-casos
Tondolo, Rosana da Rosa Portella (2014-05-30)As empresas necessitam desenvolver capacidades específicas no processo de desenvolvimento de produto, a fim de que esse processo contribua diretamente com sua estratégia competitiva, produzindo produtos com custos, preços ... -
Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
Silva, Daniel Faturi e (2020-06-30)A economia compartilhada se consolida na atualidade como um novo modelo de negócio que vêm transformando a maneira de interação, negociação e relações de trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, explorou-se a plataforma ... -
Percepção dos colaboradores sobre a efetividade da comunicação dos líderes e sua associação com a satisfação e o comprometimento no trabalho
Solano, Wládia Fernandes da Rocha (2022-10-06) -
A prática relacional existente entre um fabricante e seus distribuidores e a percepção de valor do relacionamento na díade
Costa, Geverson Custódio (2014-05-06)Os relacionamentos interorganizacionais têm despertado inúmeros estudos de marketing sobre o tema Marketing de Relacionamento. Este trabalho aborda como as dimensões do marketing do relacionamento podem influenciar na ... -
Processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências organizacionais
Nascimento, Ricardo José da Cunda (2017-09-22)A habilidade de relacionar o processo de aprendizagem organizacional com o desenvolvimento de competências nem sempre é perceptível nas organizações. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as dimensões da ... -
Processo de desenvolvimento do produto em empresas de uma cadeia automotiva: um estudo comparativo
Mello, Esequiel Berra de (2014-05-20)A globalização e a intensa competitividade dos mercados, as altas taxas de obsolescência dos produtos e as mudanças rápidas nas demandas dos consumidores têm forçado as empresas a repensarem seus processos de negócios e ... -
Proposta de um instrumento para verificação da aderência entre o foco e a prática do PCP : um estudo no segmento metalmêcanico da serra gaúcha
Bridi, Cassiano Daniel (2014-05-06)A escolha por uma técnica de Planejamento e Controle da Produção (PCP) alinhada e adequada com o cenário de ambiente de produção de uma empresa é considerado um fator crucial na estratégia da mesma. Tal escolha poderá ... -
Sistema Toyota de desenvolvimento de produtos : uma análise em empresas moveleiras no polo de Bento Gonçalves
Paris, Adriano de (2014-04-25)O processo de desenvolvimento de produtos é um importante fator para aumentar a competitividade das empresas e tem se tornado cada vez mais crítico devido ao aumento da variedade e à redução do ciclo de vida dos produtos. ...