Mestrado Acadêmico em Administração: Envíos recientes
Mostrando ítems 181-200 de 313
-
Caracterização e análise das inovações nos cursos de mestrado em Administração em universidades da região sul do Brasil
(2015-08-06)Esta dissertação se insere na linha de Pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade, vinculada ao curso de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que tem por objetivo estudar a relação entre ... -
A estratégia de marca única e sua interferência nas operações de serviço ao cliente : estudo de caso no grupo Tramontina
(2015-06-25)A estratégia de marca única é adotada pelas organizações para que as mesmas possam estabelecer uma identidade estratégica, um reconhecimento e uma maior visibilidade frente ao mercado consumidor. No entanto, a estratégia ... -
A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
(2015-06-08)O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o ... -
Relação entre valor percebido, reputação, confiança e custos de troca como determinantes da retenção de clientes no contexto de serviços de telefonia móvel
(2015-04-01)Manter e ampliar relacionamentos com clientes, na área de serviços, é estimular a retenção de clientes e, consequentemente, fazer com que as empresas passem a ser vistas de forma diferenciada pelo mercado. Entretanto, as ... -
Gestão ambiental como capacidade estratégica : um estudo no arranjo produtivo local moveleiro da serra gaúcha
(2015-04-01)As consequências geradas devido a constante deterioração do meio ambiente evidenciam a escassez de recursos naturais existentes no planeta. Desse modo, as organizações e a sociedade como um todo devem considerar os aspectos ... -
Tranferência de tecnologia entre universidades e empresas : os casos UNICAMP-SP e UNISINOS-RS
(2015-04-01)A universidade possui um histórico pautado na contribuição para avanço do conhecimento e da tecnologia no contexto econômico e social de um país, através do ensino, da pesquisa e da extensão. O conhecimento gerado por meio ... -
Estudo do fluxo de conhecimento entre atores da cadeia produtiva da maçã
(2015-02-06)As organizações dependem de fluxos de conhecimento oportunos e eficazes para aperfeiçoar as suas capacidades e execução de atividades. Estudos sobre fluxo de conhecimento - processo de movimentação de conhecimento a partir ... -
Análise competitiva na cadeia produtiva da uva orgânica em uma vinícola da serra gaúcha através da MAP (Matriz de Análise de Política)
(2015-02-06)Este estudo teve o objetivo de através da MAP analisar a competitividade da uva orgânica em relação a sua cadeia produtiva e as maneiras de calcular os custos e ser utilizado como diferencial de negócio para os produtores. ... -
Desenvolvimento de inteligência competitiva no setor vitivinícola
(2015-02-06)A Inteligência Competitiva é um processo dinâmico, que pode mobilizar a ação coletiva em torno da transformação de dados, informações e conhecimentos em Inteligência, para ampliar a competitividade das empresas. No âmbito ... -
Estudo de caso do processo de adaptação produtiva dos produtores rurais da agricultura familiar frente à lei 11.947/2009, na microrregião de Guaporé, de 2009 a 2012
(2015-02-06)A agricultura familiar caracteriza-se pela posse da propriedade e dos meios de produção, por trabalhadores rurais com grau de parentesco e pressupõe a distribuição igualitária da operacionalização na atividade produtiva. ... -
Efeito dos níveis de preço de uma nova marca de produto sobre a imagem de preço
(2014-11-12)A imagem de preço é formada por representações, impressões, convicções e redes de significados que estão armazenados na memória dos indivíduos em um contexto subjetivo, emocional e de forma holística que estão relacionados ... -
O capital humano e a execução da estratégia sob a perspectiva de gestores : um estudo multicasos no segmento da alimentação coletiva
(2014-11-12)Diante da passagem da era industrial e com a chegada da era da informação, as organizações começaram a perceber que apenas possuir melhores equipamentos, tecnologia e mais recursos financeiros para tornarem-se competitivas, ... -
Capital social e intenção empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior da serra gaúcha
(2014-11-12)O empreendedorismo está vinculado ao despertar nas pessoas o desejo de criação de novos negócios. Estes negócios são fundamentais para a geração de riquezas, criação de empregos e são responsáveis por inovações tecnológicas. ... -
Processos de aprendizagem em uma comunidade de prática virtual : um estudo de caso no grupo de usuários TOTVS RS
(2014-11-12)Atualmente vive-se uma nova era de dinamismo no ambiente organizacional e presencia-se uma revolução impulsionada pela transformação tecnológica. O estudo da aprendizagem organizacional é uma resposta para as organizações ... -
Inovação na atenção primária à saúde : um estudo de caso no município de Marau - RS
(2014-11-12)A inovação e a geração de conhecimento são objeto de estudo em todos os setores da economia, dentre estes, o da saúde. Neste sentido, esta dissertação de mestrado buscou identificar as inovações na Atenção Primária à Saúde ... -
Análise do desempenho na cadeia produtiva da maçã no corredor Vacaria-RS ao Porto de Rio Grande-RS : sob a ótica da matriz de análise de política (MAP)
(2014-11-12)O presente estudo objetivou analisar o desempenho na cadeia produtiva da maçã, por meio de indicadores privados e sociais, sob a ótica da Matriz de Análise de Política, no corredor Vacaria ao porto de Rio Grande–RS, bem ... -
Implicações do fenômeno big data na análise para inteligência estratégica
(2014-07-14)Uma grande quantidade de dados é produzida diariamente por operações comerciais e financeiras, mídias sociais e dispositivos móveis, sensores e outros equipamentos inseridos no mundo físico. Este fenômeno deu origem ao ... -
Processos de aprendizagem organizacional e indicadores de desempenho para tomada de decisão : estudo de caso com gestores de empresas produtoras de maçã do município de Vacaria
(2014-07-10)A Aprendizagem Organizacional (AO) pode ser considerada um processo contínuo de apropriação e criação de conhecimentos novos em níveis individuais, coletivos e organizacionais num contexto organizacional. Indicadores de ...