O papel dos stricto sensu em administração da PUCRS e UCS, na formação de empreendedores : a visão dos alunos egressos
Fecha
2014-06-03Autor
Vuelma, Valquiria Paza
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os Stricto Sensu em Administração são regulamentados pela CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a qual preconiza pela qualidade, para tanto se utiliza de avaliações trienais. Cada Programa cria sua própria linha de pesquisa; porém o foco ainda é a formação de docentes de qualidade, embora haja, principalmente, na UCS e PUCRS a busca pela formação de empreendedores. No intuito de verificar o papel dos cursos de mestrados em estudo na formação de empreendedores, esta dissertação buscou, a partir da análise de literatura sobre o tema, caracterizar as dimensões do empreendedorismo, a evolução da pós-graduação, identificar as universidades e os mestrados em estudo, bem como dimensionar os alunos egressos a serem pesquisados e comparar as informações coletadas de cada mestrado. Para atingir os objetivos, foi utilizada a metodologia de estudo de caso, exploratório, descritivo do tipo múltiplos casos. Utilizou-se um instrumento de coleta aplicado a todos os egressos; porém, nem todos responderam. Optou-se por utilizar a quantidade total de retorno, sendo que, para que a amostra fosse considerada representativa, calculou-se a mesma considerando erro amostral de 10%, porém não pode ser considerada com viés, pois todos os indivíduos tiveram a mesma chance de serem pesquisados. De posse dos dados, optou-se por uma análise exploratória; posteriormente, para a comparação, uma análise comparativa, considerando um nível de significância de 5%, ou seja, a probabilidade máxima de rejeitar acidentalmente uma hipótese nula verdadeira, sendo a medida estimada do grau em que o resultado é verdadeiro. Assim, concluiu-se que os mestrados em estudo estão cumprindo com o proposto, sendo considerados pelos pesquisados como formadores de empreendedores, uma vez que a média de todas as questões aplicadas apresentou-se superior a três, mínimo para considerar importante na formação de empreendedores, pois, conforme a escala de likert utilizada, o valor três refere-se a "não concordo nem discordo", ou seja, neutro; portanto, para ser importante, deve ser maior ou igual a três, abaixo deste valor considera-se discordando com as proposições pesquisadas pelo constructo aplicado. Além de coletar as informações para verificar o papel dos mestrados na formação de empreendedores, a dissertação teve como foco preencher lacunas na área de conhecimento do referido assunto, com a finalidade de contribuir de forma científica na disseminação de novas teorias, bem como agregar novos estudos sobre o tema.