dc.contributor.advisor | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.author | Zanette, Carla Roberta Sasset | |
dc.contributor.other | Morés, Andréia | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Ramos, Flávia Brocchetto | |
dc.contributor.other | Cavalcanti, José Dilson Beserra | |
dc.contributor.other | Silva, Veleida Anahi da | |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T13:57:35Z | |
dc.date.available | 2020-03-16T13:57:35Z | |
dc.date.issued | 2020-03-16 | |
dc.date.submitted | 2019-12-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5550 | |
dc.description | No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da pesquisa consistiu em compreender os sentidos atribuídos pelos docentes aos referenciais curriculares e ao ensinar, na perspectiva da relação do docente com o saber. Os aportes teórico-metodológicos que sustentaram, essencialmente, os percursos desta investigação fundamentaram-se na contribuição da noção da Relação com o Saber, desenvolvida por Charlot (2000, 2001, 2005, 2012, 2013) em diálogo com Freire (1993, 1996, 2005), Nóvoa, (1992, 1995), Sacristán (2013, 2017), Stecanela (2010, 2016, 2018), entre outros. Trata-se de uma metodologia qualitativa ancorada na sociologia do cotidiano, de Pais (2003, 2017). Os interlocutores empíricos foram 109 professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, que atuam em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Para a construção dos dados, foram utilizados três procedimentos: instrumento de pesquisa semiestruturado (questionário com questões fechadas e abertas), balanços de saber e Grupo Focal. A partir desses, emergiram narrativas docentes, que foram analisadas e interpretadas sob o viés da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Do processo de decifração das narrativas, surgiram seis temáticas: a) Professor e educação: um coração que pulsa; b) Docente e educação: um coração com medo; c) Relação do docente com o ensinar: a paixão de ensinar e de aprender; d) Relação do professor com a formação continuada; e) Relação do docente com os Referenciais Curriculares: das possibilidades aos desafios; e f) Afinando vozes e ressignificando narrativas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os sentidos atribuídos aos referenciais curriculares entrelaçam as relações que o docente estabelece consigo, com o outro e com o mundo. Assim, na perspectiva da relação com o saber, compreendeu-se que os sentidos atribuídos pelos docentes aos referenciais curriculares não podem ser entendidos isoladamente, uma vez que se mesclam às emoções, aos deslocamentos que os mobilizam a ensinar, à formação continuada, ao currículo e às práticas de sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the teaching scenario, many are the reflections and debates around curricular referents and their displacements for the learning and teaching processes on school context. Before that, the aim of this research consisted on understanding the senses assigned by teachers to curricular referents and to teaching, in the perspective of the relation between teacher and knowledge. The theoretical-methodological contributions that sustained, essentially, the paths of this investigation were based on the contribution of the relationship with knowledge notion, developed by Charlot (2000, 2001, 2005, 2012, 2013) talking to Freire (1993, 1996, 2005), Nóvoa (1992, 1995), Sacristán (2013, 2017), Stecanela (2010, 2016, 2018) and others. It is a qualitative methodology, anchored on Pais’ (2003, 2017) everyday sociology. The empirical interlocutors were 109 Portuguese Language teachers of Elementary School final years, working on public schools of the municipal education network of Caxias do Sul. For data construction, three procedures were used: semi structured research instrument, knowledge balance and Focal Group. From these, teacher’s narratives emerged, which were analyzed and interpreted according to Discursive Text Analysis by Moraes and Galiazzi (2007). From the narrative deciphering process, six themes aroused: a) Teacher and education: a heart that beats; b) Teacher and education: a fearful heart; c) The relationship between teacher and teaching: the passion for teaching and learning; d) The relationship between teacher and continuing education; e) The relationship between the teacher and curricular referents: from possibilities to challenges; and f) Tuning voices and resignifying narratives. The research results evidenced that the senses assigned to curricular referents entwine the relations that the teacher establish with him or herself, with the other and with the world. Thus, in the perspective of the relation with the knowledge, it was understood that the senses attributed by the teachers to curricular referents cannot be understood on their own, since they merge with emotions, with displacements that move them to teach, with continuing learning, to curriculum and classroom practices. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Teachers | en |
dc.subject | Portuguese language | en |
dc.subject | Curriculum planning | en |
dc.subject | Public schools | en |
dc.title | A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5455465231795131 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | ZANETTE, C. R. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Charlot, Bernard Jean Jacques | |