Imagem corporal do Personal Trainer e sua influência na escolha por parte de contratantes do serviço na Serra Gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-08Autor
Silva, Matheus Paim
Orientador
Rech, Anderson
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo buscou identificar o grau de influência da imagem corporal e a aparência do Personal Trainer sob a perspectiva de seus alunos, objetivando identificar se tal variável é relevante para a contratação dos profissionais por parte de indivíduos interessados no treinamento personalizado na serra gaúcha. Participaram 24 alunos e 30 profissionais de Educação Física, que responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados quanti e qualitativos obtidos mostraram que há uma discrepância entre como o Personal Trainer se reconhece e como os alunos o enxergam. O investimento em imagem corporal e aparência por parte do profissional parece ser considerado importante para os alunos, embora uma considerável parcela dos profissionais participantes do estudo não realizem investimentos desse gênero. Além disso, grande parte de alunos e profissionais demonstraram importar-se com fatores relacionados à imagem corporal e aparência no ato da contratação de serviços e retenção de clientes. Diante disso, sugere-se que a imagem corporal e a aparência profissional não podem ser tratadas como simples caprichos, mas como peculiaridades importantes que profissionais que buscam sua respectiva singularização no mercado de trabalho devam se atentar (sic).