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Os dilemas da “não participação” nas aulas de educação física no ensino médio
dc.contributor.advisor | Maciel, Rochele Rita Andreazza | |
dc.contributor.author | Mattiollo, Natane | |
dc.contributor.author | Gabana, Paula Cristina | |
dc.contributor.other | Maciel, Rochele Rita Andreazza | |
dc.contributor.other | Melo, Mônica de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-03-27T04:25:29Z | |
dc.date.available | 2020-03-27T04:25:29Z | |
dc.date.issued | 2019-07-09 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5646 | |
dc.description | Introdução: A Educação física escolar não pode ser confundida apenas como forma de lazer. Esta disciplina no currículo escolar proporciona a introdução e a integração aos alunos sobre o conhecimento da cultura corporal do movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la para usufruir dos diferentes componentes curriculares em benefício da qualidade de vida. Nesse sentido, o estudo sequente, contempla a pesquisa realizada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no Curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade de Caxias do Sul sobre as aulas de educação física no Ensino Médio. Objetivos: O objetivo geral consiste em investigar quais os fatores que interferem para não participação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física na escola. Materiais e métodos: A pesquisa é caracterizada pelo método quantitativo e qualitativo. A coleta de dados foi através de um questionário. A partir das informações obtidas pelos questionários, foi feita uma análise dos dados para interpretação e apresentação de resultados. Resultados: Verificou-se que os principais fatores que interferem na não participação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física estão relacionados com: a falta de aulas dinâmicas e conteúdos inovadores, sendo que segundo os dados, as respostas ficaram bem segmentadas, na qual a maior parte dos alunos não teve um posicionamento; a carência na diversificação das aulas, referindo-se aos dados do gráfico (32,35%) concordam totalmente que o professor não faz uso da variação de conteúdos; e o incentivo insuficiente quanto as atividades extracurriculares, resultando em (34,70%) que dizem não participar. Conclusão: De acordo com os objetivos propostos para esta pesquisa, que eram verificar os motivos que levam os jovens a não participarem das aulas de Educação Física constatou-se que as razões que interferem são, a não diversificação dos conteúdos, falta de aulas diferenciadas e a questão de atividades extracurriculares (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: The scholar physical education cannot be confused just as a form of leisure. This discipline is not valid for the formation of a movement of creation, edition of a program that produces, reproduces and transforms to enjoy the various curricular components for the benefit of quality of life. In this sense, the sequential study, contemplates a research carried out in a Course of Completion Work Course I and II, in the course of Physical Education Degree, at the University of Caxias do Sul on the physical education classes in High School. Objectives: The general objective of investigating the factors that interfere in the participation of high school students in Physics in school. Materials and methods: The research is characterized by the quantitative and qualitative method. Data collection was done through a questionnaire. From the information through the questionnaires, an analysis of the data for interpretation and presentation of the results was made. Results: It was verified that the main factors that interfere in the non-participation of the students of the High School The series of recent classes, like the answers were well segmented, in which a larger part has no positioning; the lack of diversification of classes, referring to the data of the graph (32.35%) totally agree that the teacher does not make use of the variation of content; and the incentive for extracurricular activities, resulting in (34.70%) that they say not play. Conclusion: According to the objectives proposed for the research, which were conducted in which young people do not participate in Physical Education classes, as the reasons that interfere are, the lack of diversification of content, lack of differentiated evidence and the question of extracurricular activities (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Os dilemas da “não participação” nas aulas de educação física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-07-12 00:00:00 |