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dc.contributor.advisorGrison, Vagner
dc.contributor.authorBonetti, Clismar André
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2020-04-07T15:33:59Z
dc.date.available2020-04-07T15:33:59Z
dc.date.issued2019-12-14
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5765
dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo a substituição da suspensão frontal dependente por uma independente dos veículos elétricos que circulam em campos de golfe. Com essa alteração, buscou-se obter maior conforto e melhorar a dirigibilidade do veículo em terrenos acidentados por onde transitam. A nova suspensão foi selecionada dentre as mais utilizadas no mercado automobilístico atual, visando um modelo que fosse compatível com o veículo de estudo e que possibilitasse as maiores vantagens cabíveis. Trabalhos correlatos foram explorados com o intuito de contribuir positivamente para questões mais específicas do projeto de uma suspensão independente. Foi realizado o projeto da nova suspensão com base nas informações levantadas, buscando obedecer as geometrias estabelecidas em literatura, além de maior peso sustentado para aumentar o conforto e dirigibilidade do veículo. Submeteu-se o veículo elétrico à testes práticos em um protótipo, transitando em pavimentação de grama, paralelepípedo e asfalto com o intuito de simular os pavimentos encontrados em campos de golfe. Como resultado, obteve-se melhoras significativas dependendo do sensor de medição da vibração. Com o sensor utilizado na medição da vibração do corpo inteiro, obteve-se melhoras nas acelerações entre 14% e 23% nos três pavimentos transitados. Já para os sensores da palma da mão e estrutura, não houve variações significativas da vibração. Sendo assim, conclui-se necessário atualizar o projeto da suspensão independente buscando parâmetros que satisfaçam os valores limites de vibração indicados pelas normas apresentadas no trabalho (sic).pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to the replacement of dependent frontal suspension by an independent from electric vehicles that circulate on golf courses. With this alteration, sought to obtain greater comfort and improve the handling of vehicle on rough terrain where they transit. The new suspension was selected among the most used in the current auto market, seeking a model that was compatible with the vehicle of study and that afforded the greatest possible advantages. Correlated works were explored in order to contribute positively for more specific issues of the project of an independent suspension. The new suspension project was carried out based on the presented informations, seeking to comply with the established geometries in literature, plus higher sustained weight to increase vehicle comfort and drivability. Submitted the electric vehicle to practical tests in a prototype, transiting on paving of grass, parallelepiped and asphalt with the intention of to simulate the pavings found on golf courses. As a result, there was obtained significant improvements depending on vibration measurement sensor. With the sensor used to measure whole body vibration, were obtained improvements in the accelerations between 14% and 23% on the three pavings carried over. Already for palm sensors and frame, there were no significant variations in vibration. Therefore, it is concluded necessary to update the independent suspension project seeking parameters that satisfy the vibration limit values indicated by the standards presented in this work (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectConforto humanopt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.titleProjeto de uma suspensão independente para um veículo elétrico fora de estrada e avaliação prática do conforto dos ocupantespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-16 00:00:00


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