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dc.contributor.advisorVieceli, Alexandre
dc.contributor.authorGuarese, Roger Mascarello
dc.contributor.otherCesario, André Alaniz
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.date.accessioned2020-04-07T18:35:52Z
dc.date.available2020-04-07T18:35:52Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.date.submitted2019-11-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5776
dc.descriptionCom a retomada de crescimento que a economia brasileira vem vivenciando, novas portas para investimentos são abertas cotidianamente. Muitos desses investimentos são vistos em setores de energia, portos, aeroportos e em construções de infraestrutura em geral, onde a utilização de guindastes articulados é frequente e tende a ser gradativamente maior. Isto posto, o presente trabalho teve como objetivo obter uma estrutura otimizada da base do guindaste, conjunto esse que representa grande parte da massa do equipamento, tornando-o mais leve e competitivo no mercado. Para atingir esse objetivo, foram utilizados softwares para a modelagem dos componentes e a otimização topológica da estrutura, visando sempre respeitar as diretrizes impostas pela norma NBR 14768 (2015), que estabelece os requisitos mínimos para projeto, cálculos, inspeções e ensaios de guindastes articulados hidráulicos. Concluindo, a nova geometria obtida resultou em uma redução equivalente a 13,2% da massa total da base, e ainda uma redução média de 13,4% da tensão máxima observada na atual (sic).pt_BR
dc.description.abstractWith the resumption of growth that the Brazilian economy has been experiencing, new doors for investments are opened daily. Many of these investments are seen in sectors like the energy industry, ports, airports and in infrastructure construction in general. where the use of knuckle boom cranes is frequent and tends to be increased. That said, the present work aimed to obtain an optimized structure of the crane base, which represents a large part of the mass of the equipment, making it lighter and more competitive in the market. To achieve this goal, software was used to model the components and topological optimization of the structure, always aiming to comply with the guidelines imposed by NBR 14768 (2015), which establishes the minimum design requirements, calculations, inspections and tests of knuckle boom cranes. To summarize, the new geometry obtained resulted in a reduction equivalent to 13.2% of the total base mass, as well as an average reduction of 13.4% of the maximum observed stress of the structure (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectGuindastes, etcpt_BR
dc.titleOtimização estrutural aplicada no projeto do conjunto base do guindaste articuladopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargoNone


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