dc.contributor.advisor | Altafini, Carlos Roberto | |
dc.contributor.author | Bernardi, Maicon Douglas | |
dc.contributor.other | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.other | Telli, Giovani Dambros | |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T21:03:32Z | |
dc.date.available | 2020-04-08T21:03:32Z | |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5808 | |
dc.description | Neste trabalho foi analisada a operação de um motor de combustão interna com ignição por compressão, no modo monocombustível com óleo diesel (OD) e bicombustível, utilizando misturas de etanol hidratado (ETH) e óleo de mamona (OM). Os experimentos foram conduzidos com um motor monocilíndrico, acoplado a um dinamômetro de correntes de Foucault refrigerado a água, em operação à plena carga, variando a rotação de 1700 a 2750 rpm a cada 150 rpm. O motor foi ajustado com taxas de compressão (TC) de 20:1 e 21,5:1 e pontos de injeção (PI) de 10° e 17° antes do ponto morto superior. Os ensaios foram realizados com o motor funcionando só com OD e com duas misturas ETH-OM preparadas nas proporções em volume de: 60% de ETH e 40% de OM; e 70% de ETH e 30% de OM. Nos ensaios experimentais foram obtidos dados de desempenho do motor, sendo o torque, potência, consumo, eficiência de conversão dos combustíveis e temperaturas, também foram realizadas análises das emissões, com o monitoramento do índice de fumaça, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx). De modo geral, o torque e, por consequência, a potência desenvolvida pelo motor com o OD foi superior às misturas ETH-OM, com consumos específicos de combustível menores. As eficiências de conversão dos combustíveis para as misturas ETH-OM, foram maiores do que àquelas do OD, havendo uma significativa redução da temperatura dos gases de escape no funcionamento do motor com as misturas, evitando desta forma perdas térmicas excessivas. Os resultados de emissões obtidos com as misturas apresentaram grandes reduções em relação aos obtidos com o OD, ao ponto do índice de fumaça ser ?zero? em mais de uma rotação avaliada. Entretanto, a emissão de HC para as misturas foi maior do que àquela do OD, o que está relacionado à presença de ETH nas misturas, causando resfriamento no processo de combustão e dificultando a queima por completo dos combustíveis. Mesmo o motor não tendo apresentado resultados de desempenho superiores aos do OD, com o funcionamento das misturas, os resultados obtidos foram satisfatórios, a ponto de obter dados de emissões que podem contribuir com informações sobre a operação do motor com combustíveis alternativos, os quais podem ser utilizados para definições e prospecções de legislações futuras (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we analyzed the operation of a compression ignition internal combustion engine in single fuel mode with diesel (OD) and dual fuel, using blends of hydrous ethanol (ETH) and castor oil (OM). The experiments were conducted with a single cylinder engine, coupled to a water cooled Foucault current dynamometer, under full load operation, varying the speed from 1700 to 2750 rpm every 150 rpm. The engine was adjusted with compression ratios (TC) of 20:1 and 21.5:1 and injection points (PI) of 10° and 17° before the top dead center. The tests were performed with the engine running only on OD and with two ETH-OM blends prepared in the volume proportions of: 60% ETH and 40% OM; and 70% ETH and 30% OM. In the experimental tests, engine performance data were obtained, such as torque, power, fuel consumption, fuel conversion efficiency and temperatures. Emissions analyzes were also performed, with monitoring of smoke index, carbon monoxide (CO), carbon dioxide (CO2), hydrocarbons (HC) and nitrogen oxides (NOx). Overall, the torque and, consequently the power developed by the engine with the OD was higher than the ETH-OM blends, with lower specific fuel consumption. The fuel conversion efficiencies for the ETH-OM blends were higher than those of the OD, with a significant reduction in the exhaust gas temperature in engine operation with the blends, thus avoiding excessive thermal losses. Emissions results obtained with the blends showed large reductions compared to those obtained with the OD, to the point where the smoke index was ?zero? in more than one evaluated speed. However, the emission of HC for the blends was higher than that of OD, which is related to the presence of ETH in the blends, causing cooling in the combustion process and making it difficult to completely burn the fuels. Even though the engine did not show superior performance results than the OD, with the operation of the blends, the results obtained were satisfactory, to the point of obtaining emission data that can contribute information about the operation of the engine with alternative fuels, which can be used for definitions and prospects of future legislation (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Dinamômetro | pt_BR |
dc.subject | Álcool | pt_BR |
dc.subject | Mamona como combustível | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.title | Análise do desempenho e das emissões de um motor ciclo diesel operando com misturas etanol - óleo de mamona | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-20 00:00:00 | |