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dc.contributor.advisorCesario, André Alaniz
dc.contributor.authorMagnabosco, Guilherme
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.otherNascimento, Vagner do
dc.date.accessioned2020-04-09T17:46:39Z
dc.date.available2020-04-09T17:46:39Z
dc.date.issued2019-07-22
dc.date.submitted2019-06-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5825
dc.descriptionO presente trabalho se propôs a determinar a vida em fadiga de um componente utilizado em veículos de transporte coletivo de passageiros, do tipo suporte para estepe. Comparando os efeitos da aplicação de um modelo de pneu não abrangido no projeto atual e com um aumento em massa de 167%. As avaliações foram realizadas sobre diferentes tipos de pavimento. Para a determinação da vida do componente foi utilizado o método de fadiga no domínio da frequência. Este método se caracteriza por apresentar reduções expressivas na carga de processamento computacional quando comparado ao domínio do tempo e apresentar um melhor entendimento do comportamento dinâmico da estrutura. Porém sua correta aplicação requer condições de linearidade do sistema e aleatoriedade dos sinais de carregamento. Assim, este trabalho aplicou técnicas de coleta de dados de aceleração, análises estatísticas de aleatoriedade sobre os sinais coletados, conversão dos sinais temporais em espectros e a aplicação de uma metodologia de fadiga espectral sobre o componente estudado. Constatações sobre a qualidade dos sinais, a importância de classificar os tipos de pavimentos e a influência da relação entre as frequências de excitação e naturais do sistema na vida em fadiga são discutidas ao longo do texto (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe present study proposed to determine the fatigue life of a component used in public passenger transport vehicles, of steppe support type. Comparing the effects of the application of a tire model not covered in the current project and with a mass increase of 167%. The evaluations were performed out on different types of pavement. The fatigue method was used in the frequency domain to determine component life. This method is characterized by expressive reductions in the computational load when compared to the time domain and present a better understanding of the dynamic behavior of the structure. However, its correct application requires conditions of linearity of the system and randomness of the load signals. Thus, this work applied techniques of acceleration data acquisition, statistical analysis of randomness on the collected signals, conversion of temporal signals into spectra and the application of a spectral fatigue methodology on the studied component. Findings on signal quality, the importance of classifying pavements types and the influence of the relationship between the excitation and natural frequencies of the system in fatigue life are discussed throughout the text (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensão - Fadigapt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleFadiga espectral : caracterização de sinais de entrada e previsão de vida em fadigapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-22 00:00:00


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