Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Leonel Severo
dc.contributor.authorWebber, Deise Vilma
dc.date.accessioned2014-06-04T17:13:03Z
dc.date.available2014-06-04T17:13:03Z
dc.date.issued2014-06-04
dc.date.submitted2011-03-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/583
dc.descriptionA situação do meio ambiente de trabalho dos professores tem sido ignorada por legisladores e doutrinadores brasileiros. Em âmbito internacional, a dificuldade em advogar um ambiente saudável para os profissionais da docência também é verificada. É moderna a concepção que considera o educador um profissional trabalhador. Com o crescimento econômico, são ampliados os direitos de proteção do trabalhador (operário/categoria) no meio ambiente de trabalho, olvidando-se, entretanto, o reconhecimento de um ambiente sadio para os profissionais que se dedicam ao trabalho intelectual. E sabe-se que são muitas as doenças ocupacionais que acometem o professor, nos mais diferentes níveis do ensino. Desde 1983, a Organização Internacional do Trabalho aponta os professores como sendo a segunda categoria profissional, em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. O estresse que o acomete é considerado pela OIT não somente um fenômeno isolado, mas um risco ocupacional significativo da profissão . Em face da sociedade de risco, tais problemas tendem a um substancial agravamento. O Decreto 53.831/64 enquadrou a atividade docente como penosa. Faltam medidas paliativas e preventivas que garantam um meio ambiente de trabalho saudável para o exercício do magistério. Esta pesquisa objetiva analisar as principais doenças ocupacionais que atingem o professor no meio ambiente de trabalho, de modo a identificar sua origem, para que seja possível a construção de uma proposta adequada de alternativas de precaução e prevenção de riscos à sadia qualidade de vida do docente em seu ambiente laboral. Meditar sobre as alternativas de soluções desse problema é também papel do Direito, pois o adoecimento dos professores, no exercício de sua função, representa o comprometimento do futuro da educação e, consequentemente, um perigo para o desenvolvimento social e sustentável do país.pt_BR
dc.description.abstractThe teacher´s environment work has been ignorated by the lawmakers and the Brazilian instructors. In an international scope there are so many difficulties to defend a healthy environment to the teachers and its modern the conception that the teacher is a professional worker. The economic increase enlarged the worker rights in the work environment, neglecting, meanwhile, the recognition of a healthy environment place to the workers who devote themselves to the intellectual work. There are many occupational diseases that attack the teachers in so many different levels of education. Since 1983, the International Labor Organization (OIL) indicates the teachers in the second place as the professional category who have been occupational diseases. The teachers are taken by a stress which it´s considered by the OIL not an isolated phenomenon, but a "significative occupational risk of the labor". The Decree 53.831/64 fit the labor´s teacher as fatigue, because there aren´t preventive ways to guarantee a healthy environmental work to practice the teacher´s labor. This research has the goal analyze the main occupational diseases which has been attacked the teacher in their environmental work and recognize its cause, to make possible the build of a new proposal of prevention an precaution ways of risks to the health quality of teacher lives in their environmental labor. The Law must try to solve this problem by alternatives because the teachers are sick in their work and this represents the worry with the future of education and a serious danger to the social and sustainable development of the country.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectMagistériopt_BR
dc.subjectMeio ambiente de trabalho docentept_BR
dc.subjectRiscospt_BR
dc.subjectDireitos dos professorespt_BR
dc.subjectSadia qualidade de vidapt_BR
dc.subjectDireito do trabalho - Brasilpt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.subjectProfessores - Doençaspt_BR
dc.subjectDoenças profissionaispt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectMasterchippt_BR
dc.subjectEnvironmental workpt_BR
dc.subjectRiskspt_BR
dc.subjectTeacher´s rightspt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectLabor laws and legislation - Brazilpt_BR
dc.subjectWork environmentpt_BR
dc.subjectTeachers - Diseasespt_BR
dc.subjectOccupational diseasespt_BR
dc.subjectQuality of work lifept_BR
dc.titleProfissão professor : desafios e possibilidades do direito ambiental laboral frente ao mal-estar docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5404020811940590pt_BR
mtd2-br.author.lattesWEBBER, D. V.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Direitopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples