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dc.contributor.advisorLuciano, Marcos Alexandre
dc.contributor.authorVicenzi, Guilherme
dc.contributor.otherMichels, Alexandre Fassini
dc.contributor.otherSantos, Sandro Rogério dos
dc.date.accessioned2020-04-14T18:07:09Z
dc.date.available2020-04-14T18:07:09Z
dc.date.issued2019-07-04
dc.date.submitted2019-06-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5847
dc.descriptionO setor automotivo possui representatividade e influência na economia atual brasileira e devido à baixa qualidade das rodovias no país há uma diminuição da vida útil dos componentes, principalmente das peças que compõe o sistema de suspensão de veículos da linha pesada. Neste contexto, objeto de estudo deste trabalho é o pino de centro para feixe de molas, um fixador responsável por unir e manter todas as lâminas do feixe de molas da suspensão mecânica de veículos pesados alinhadas juntamente ao eixo. Este trabalho, desenvolvido em uma empresa metalúrgica caxiense, visa elaborar um estudo de viabilidade técnica e econômica para a fabricação destes itens, que hoje são comprados e revendidos. Para tal, foram utilizados conceitos de engenharia reversa para propor os desenhos do produto e a matéria prima selecionada. Também foram realizados ensaios em amostras do material proposto para a obtenção da curva de escoamento e cálculos analíticos referentes ao processo buscando identificar os esforços e deformações máximas. Para o processo de fabricação que demonstrou necessidade de investimentos foi selecionado equipamento a ser adquirido e posteriormente definidos os custos do produto para fabricação interna. Ao final foi avaliada a viabilidade econômica através do valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e o tempo de recuperação de capital investido (payback time) para três diferentes cenários, um normal, um pessimista e outro otimista. O estudo apresentou resultados de VPL negativo para o cenário pessimista, VPL levemente negativo para o cenário normal e um VPL positivo para o cenário otimista. O tempo de payback atingido para o cenário normal é de 3,4 anos (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe automotive sector has representativeness and influence in the current Brazilian economy and due to the poor quality of the highways in the country there is a decrease in the useful life of the components, especially the component parts of the suspension system of vehicles of the heavy line. In this context, the object of study of this work is the center bolt for leaf springs, a fastener responsible for joining and maintaining all the blades of the leaf spring of the mechanical suspension of heavy vehicles aligned along the axis. This work, developed in a metallurgical company, aims to elaborate a technical and economical feasibility study for the manufacture of these items, which are now bought and resold. For this, reverse engineering concepts were used to propose the designs of the product and the selected raw material. Also, tests were carried out on samples of the proposed material to obtain the yield curve and analytical calculations referring to the process in order to identify the maximum stresses and deformations. For the manufacturing process that demonstrated the need for investments, equipment was selected to be acquired and subsequently the costs of the product for internal manufacturing were defined. In the end, the economic viability was evaluated through net present value (NPV), internal rate of return (IRR) and payback time for three different scenarios, one normal, one pessimistic and one optimistic. The study presented negative NPV results for the pessimistic scenario, slightly negative NPV for the normal scenario and a positive NPV for the optimistic scenario. The paybak time reached for the normal scenario is 3.4 years (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectEngenharia reversapt_BR
dc.subjectEngenharia econômicapt_BR
dc.subjectProjeto de produtospt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade técnica e econômica para fabricação de pino de centro para feixe de molaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargoNone


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