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Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
dc.contributor.advisor | Pessin, Neide | |
dc.contributor.author | Grillo, Igor Erthal | |
dc.contributor.other | De Conto, Suzana Maria | |
dc.contributor.other | Graeff, Roberta Elamarine Neimaier | |
dc.date.accessioned | 2020-04-17T22:04:06Z | |
dc.date.available | 2020-04-17T22:04:06Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5893 | |
dc.description | A problemática dos resíduos sólidos envolve todos os indivíduos e entidades e pode ser atenuada mediante adequado gerenciamento e sensibilização ambiental da comunidade. Este trabalho aborda uma Instituição de Ensino Superior que possui mais de 12,5 mil estudantes a ela vinculados, e que, em junho de 2019, implantou a coleta diferenciada de resíduos sólidos comuns. O objetivo desse trabalho é propor estratégias educativas e operacionais que consolidem a coleta diferenciada e modifiquem atitudes da comunidade acadêmica, garantindo a sustentabilidade do plano de gerenciamento de resíduos. No diagnóstico buscou-se identificar as etapas do gerenciamento de resíduos e avaliar mediante questionário estruturado a percepção dos estudantes acerca de resíduos sólidos e coleta diferenciada. As situações observadas foram imprescindíveis para a construção do prognóstico, no qual se elaborou cenários exploratório e normativo, sendo esse último fundamental para elaboração dos programas, projetos e ações. As diretrizes ao plano de educação ambiental abordaram seis eixos: comunicação ambiental, gestão ambiental, segregação de resíduos sólidos, gestão da água, gestão de energia elétrica e gestão de emissões atmosféricas, tendo um enfoque maior para questões relacionadas a segregação de resíduos sólidos, totalizando dezenove projetos. Para mensurar o desempenho ambiental da IES, determinou-se indicadores e metas definidas para o primeiro ano de implantação. As diretrizes desenvolvidas contribuem para a construção do plano de educação ambiental da IES, a qual deverá proporcionar meios para elaborar e obter êxito do plano, visando a integração, a sensibilização e o engajamento da comunidade acadêmica.(sic) | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.title | Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Comércio Internacional | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Cornelli, Renata | |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-02 00:00:00 |