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dc.contributor.advisorPessin, Neide
dc.contributor.authorGrillo, Igor Erthal
dc.contributor.otherDe Conto, Suzana Maria
dc.contributor.otherGraeff, Roberta Elamarine Neimaier
dc.date.accessioned2020-04-17T22:04:06Z
dc.date.available2020-04-17T22:04:06Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5893
dc.descriptionA problemática dos resíduos sólidos envolve todos os indivíduos e entidades e pode ser atenuada mediante adequado gerenciamento e sensibilização ambiental da comunidade. Este trabalho aborda uma Instituição de Ensino Superior que possui mais de 12,5 mil estudantes a ela vinculados, e que, em junho de 2019, implantou a coleta diferenciada de resíduos sólidos comuns. O objetivo desse trabalho é propor estratégias educativas e operacionais que consolidem a coleta diferenciada e modifiquem atitudes da comunidade acadêmica, garantindo a sustentabilidade do plano de gerenciamento de resíduos. No diagnóstico buscou-se identificar as etapas do gerenciamento de resíduos e avaliar mediante questionário estruturado a percepção dos estudantes acerca de resíduos sólidos e coleta diferenciada. As situações observadas foram imprescindíveis para a construção do prognóstico, no qual se elaborou cenários exploratório e normativo, sendo esse último fundamental para elaboração dos programas, projetos e ações. As diretrizes ao plano de educação ambiental abordaram seis eixos: comunicação ambiental, gestão ambiental, segregação de resíduos sólidos, gestão da água, gestão de energia elétrica e gestão de emissões atmosféricas, tendo um enfoque maior para questões relacionadas a segregação de resíduos sólidos, totalizando dezenove projetos. Para mensurar o desempenho ambiental da IES, determinou-se indicadores e metas definidas para o primeiro ano de implantação. As diretrizes desenvolvidas contribuem para a construção do plano de educação ambiental da IES, a qual deverá proporcionar meios para elaborar e obter êxito do plano, visando a integração, a sensibilização e o engajamento da comunidade acadêmica.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleDiretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCornelli, Renata
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-02 00:00:00


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