O potencial de videogames no estudo de história : Nobunaga's Ambition e a história do Japão (1534 - 1603)
Zusammenfassung
Frente à falta de informações sobre história do Japão nos livros didáticos brasileiros, e consequentemente na rede de ensino do país, este trabalho discorre sobre o potencial de Nobunaga's Ambition: Sphere of Influence como um acesso alternativo ao assunto, possibilitado pela expansão do conceito de fontes advinda da História Cultural. O estudo faz uso de Análise de Conteúdo para avaliar três coleções de livros didáticos presentes no PNLD de 2017, abordar mecânicas, junto a conceitos, eventos e personagens históricos no jogo e, por fim, confrontar as informações apresentadas pelo título analisado com seus equivalentes historiográficos. Com isso, o trabalho pondera sobre o quão pertinente é o jogo como porta de acesso informal ao recorte de 1534 a 1603 da história japonesa. A partir deste olhar sobre livros didáticos e uma produção cultural que se vende como sendo parte de uma "série simulação histórica", a pesquisa resulta em um incentivo a pensar o valor de jogos para a introdução de conteúdos de História, bem como um alerta para suas imprecisões e liberdades visando sua função como entretenimento interativo (sic).