Voz ativa, destino escolhido : as eleições de 1989
Fecha
2019-12-22Autor
Maziero, Arthur Fachini
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho analisa os programas eleitorais do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral do primeiro e do segundo turno nas eleições presidenciais de 1989 através da História Política. O objetivo é comparar os programas eleitorais transmitidos na televisão entre setembro e dezembro com as pesquisas de intenção de voto dos institutos de pesquisa Datafolha e IBOPE. A partir dessa análise, são identificados alguns aspectos que determinaram o sucesso ou não da campanha de cada candidato à presidência. Para isso, foi observado o discurso, a filiação partidária, a ideologia política, a participação em movimentos sociais, o passado da vida pessoal e política, a postura e as propostas de cada um. Além da propaganda eleitoral, a situação da economia, educação e da saúde do país durante o governo do presidente José Sarney, também foi considerada para explorar as mudanças propostas pelos presidenciáveis em suas campanhas. Através dessa análise, procura-se descobrir as razões da escolha do eleitorado para o próximo presidente da República (sic).