Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorXerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.authorSouza, Caroline Capellini
dc.contributor.otherCardoso, Eliane Machado Correa
dc.contributor.otherXerri, Eliana Gasparini
dc.date.accessioned2020-04-22T14:56:18Z
dc.date.available2020-04-22T14:56:18Z
dc.date.issued2019-12-22
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5902
dc.descriptionA pesquisa por meio da história oral pressupõe uma análise das memórias e das narrativas do sujeito sobre si. Para a elaboração do presente trabalho, foram consideradas as metodologias de pesquisa da história oral e a prosopografia (método de análise social a partir de questões que ligam determinados sujeitos históricos de um universo em comum). Sendo assim, o objeto de pesquisa neste trabalho são as narrativas de três professoras do curso de História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). São relatos sobre suas vivências em comum como estudantes do curso de História da UCS, em um período relativamente próximo, sobre a constituição como docentes e sobre o retorno à Universidade como professoras e colegas. A escolha por abordar a trajetória de três mulheres é, sobretudo, um recorte de gênero, priorizando dar espaço às mulheres falarem sobre suas vivências enquanto estudantes do nível superior e, depois, como professoras. Além disso, busca-se analisar a formação acadêmica e profissional dessas mulheres no contexto de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e durante o período da Ditadura Civil Militar (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe research through oral history presupposes an analysis of memories and narratives about one?s self. For the elaboration of this research, the inquiry methodologies of oral history and prosopography - a method of social analysis of matters that link determined historical subjects in a common universe - were considered. Therefore, the objects of inquiry in this work are the narratives of three professors of the History course at the University of Caxias do Sul (UCS) about their experiences as History students at UCS, in a relatively close period of time, their stories about the teaching formation, and their return to the university as professors and colleagues. The choice for approaching three women's trajectories is, above all, a gender clipping, that prioritizes giving women space to talk about their experiences as higher education students and after as professors, and moreover, an analysis of these women's academic and professional formation in the context of a city from the interior of Rio Grande do Sul during the civil-military dictatorship period (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectHistória oral
dc.subjectProsopografia
dc.subjectProfessoras
dc.titleEstudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-06 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples