Comparativo de crescimento de receita de varejistas que utilizam o big data analytics versus o crescimento de receita médio do setor, ambos com atuação nacional
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-11Autor
Pandolfo, Raquel Manfredi
Orientador
Dani, Gabriele
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O cenário econômico global é desafiador e competitivo, as empresas precisam atentar-se as constantes e dinâmicas mudanças que ocorrem no ambiente em que atuam para isso todo o suporte se faz útil. Nesse contexto os recursos tecnológicos são fundamentais na criação de vantagem competitiva, entre as ferramentas tecnológicas criadoras de valor temos o big data que em conjunto com as técnicas de analytics tem a capacidade gerar eficiência operacional assim como diferenciação em termos de produtos e experiências de consumo customizadas para carteira de clientes das empresas, principalmente no que se refere ao mercado varejista que atende diretamente os consumidores finais. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de diferenciação competitiva que o big data analytics é capaz de gerar ao incrementar a receita das empresas varejistas com atuação em âmbito nacional que o utilizam em relação à média do comércio varejista. Com foco neste objetivo desenvolveu-se um embasamento teórico sobre o big data, analytics, big data analytcs, cientista de dados, mercado, vantagem competitiva e índice de receita nominal de vendas no varejo divulgado pelo IBGE. Como método de pesquisa, adotar-se-á o estudo de caso que irá comparar as informações de crescimento de receita das varejistas selecionadas e que utilizam o big data analytics com o crescimento médio do mercado varejista representado pela variação do índice de receita nominal de vendas no varejo divulgado pelo IBGE (sic).