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dc.contributor.advisorDani, Gabriele
dc.contributor.authorPandolfo, Raquel Manfredi
dc.contributor.otherSilva, Scheila de Avila e
dc.contributor.otherSganzerla, Gustavo
dc.date.accessioned2020-04-27T15:53:19Z
dc.date.available2020-04-27T15:53:19Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5932
dc.descriptionO cenário econômico global é desafiador e competitivo, as empresas precisam atentar-se as constantes e dinâmicas mudanças que ocorrem no ambiente em que atuam para isso todo o suporte se faz útil. Nesse contexto os recursos tecnológicos são fundamentais na criação de vantagem competitiva, entre as ferramentas tecnológicas criadoras de valor temos o big data que em conjunto com as técnicas de analytics tem a capacidade gerar eficiência operacional assim como diferenciação em termos de produtos e experiências de consumo customizadas para carteira de clientes das empresas, principalmente no que se refere ao mercado varejista que atende diretamente os consumidores finais. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de diferenciação competitiva que o big data analytics é capaz de gerar ao incrementar a receita das empresas varejistas com atuação em âmbito nacional que o utilizam em relação à média do comércio varejista. Com foco neste objetivo desenvolveu-se um embasamento teórico sobre o big data, analytics, big data analytcs, cientista de dados, mercado, vantagem competitiva e índice de receita nominal de vendas no varejo divulgado pelo IBGE. Como método de pesquisa, adotar-se-á o estudo de caso que irá comparar as informações de crescimento de receita das varejistas selecionadas e que utilizam o big data analytics com o crescimento médio do mercado varejista representado pela variação do índice de receita nominal de vendas no varejo divulgado pelo IBGE (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe global economic environment is challenging and competitive, companies need to pay attention to the constant and dynamic changes that occur in the environment in which they operate to support it all becomes useful. In this context technological resources are fundamental in creating competitive advantage, among the technological tools that create value we have the big data that together with the techniques of analytics has the capacity to generate operational efficiency as well as differentiation in terms of products and customized consumption experiences for the client's portfolio of companies, especially in the retail market that directly serves the final consumers. The objective of this work is to evaluate the potential of competitive differentiation that big data analytics can generate by increasing the revenue of national retailers that use it in relation to the average of the retail trade. Focusing on this objective was developed a theoretical basis on the big data, analytics, big data analytcs, data scientist, market, competitive advantage and nominal retail sales revenue index published by IBGE. As a research method, the case study will be used to compare the revenue growth information of the selected retailers using big data analytics with the average growth of the retail market represented by the variation of the nominal revenue index in retail published by IBGE (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.titleComparativo de crescimento de receita de varejistas que utilizam o big data analytics versus o crescimento de receita médio do setor, ambos com atuação nacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-15 00:00:00


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