• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Verônica da Rosa Paim.pdf (540.1Kb)
Data
2019-12-09
Autor
Paim, Verônica da Rosa
Orientador
Cemin, Tânia Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6029
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV