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dc.contributor.advisorCemin, Tânia Maria
dc.contributor.authorPaim, Verônica da Rosa
dc.contributor.otherBoff, Raquel de Melo
dc.contributor.otherLhullier, Cristina
dc.contributor.otherSassi, Renata
dc.date.accessioned2020-05-12T14:40:56Z
dc.date.available2020-05-12T14:40:56Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6029
dc.descriptionO presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.titlePercepções da criança com dislexia e sem apoio familiarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-09 00:00:00


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