Mostrar el registro sencillo del ítem
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
dc.contributor.advisor | Rocha, Alexandre Fritzen da | |
dc.contributor.author | Migon, Graciano | |
dc.contributor.other | Osinaga Junior, Windsor Rodo | |
dc.contributor.other | Porto, Patrícia Pereira | |
dc.contributor.other | Manzke, Vitor Hugo Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2020-06-10T16:08:20Z | |
dc.date.available | 2020-06-10T16:08:20Z | |
dc.date.issued | 2020-03-02 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6179 | |
dc.description | No Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Música | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-03-02 00:00:00 |