Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.authorMigon, Graciano
dc.contributor.otherOsinaga Junior, Windsor Rodo
dc.contributor.otherPorto, Patrícia Pereira
dc.contributor.otherManzke, Vitor Hugo Rodrigues
dc.date.accessioned2020-06-10T16:08:20Z
dc.date.available2020-06-10T16:08:20Z
dc.date.issued2020-03-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6179
dc.descriptionNo Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleBrincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaDpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2020-03-02 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples