Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPorto, Patrícia Pereira
dc.contributor.authorChaves, George Souza Soares
dc.contributor.otherManzke, Vitor Hugo Rodrigues
dc.date.accessioned2020-06-10T16:18:36Z
dc.date.available2020-06-10T16:18:36Z
dc.date.issued2020-03-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6180
dc.descriptionA referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic).pt_BR
dc.description.abstractThis research "The strategies of musical education in early childhood education" aims to analyze publications by the Brazilian Association of Musical Education (ABEM), and the National Association of Research and Post Music Degree (ANPPOM), seeking to discuss and ascertain which teaching strategies have been discussed for teaching-learning in early childhood education. To this end, a survey of articles published on the subject was conducted in the conference proceedings of the associations mentioned above, from 2014 to 2018. As preliminary results of the research it can be said that the presence of music in early childhood education happens in a similar way. disorganized being most often worked as a pedagogical tool, being used to achieve other goals. However, as indicated by the research, there is a great effort for the implementation of music education with the creation of a curriculum proposal, in addition to the efforts of music educators, teachers and the academic class that with much effort has been creating teaching strategies and pedagogical resources so that musical education can reach children in an interactive and playful way, providing children with their integral development (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica e criançaspt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectEducação infantil - Músicapt_BR
dc.titleAs estratégias de ensino musical na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-03-02 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples