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O impacto da consciência da marca, da credibilidade da marca, da inovação percebida e da qualidade percebida na intenção de compra de automóveis SUVs

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Dissertacao Luan Hoffmann da Cruz.pdf (1.039Mb)
Data
2020-01-16
Autor
Cruz, Luan Hoffmann da
Orientador
Eberle, Luciene
Metadata
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Resumo
Identificar quem é o cliente, o que ele pensa e como reage aos estímulos presentes no momento da compra é fundamental para a área do marketing. O primeiro antecedente a ser investigado é a consciência da marca, o qual indica a capacidade dos clientes em identificar uma marca. Já a credibilidade da marca sinaliza a diminuição da incerteza junto ao produto. Outro construto é a inovação percebida que sustenta as vantagens competitivas do produto, e o quarto construto é a qualidade percebida que permite uma comparação detalhada entre as marcas. Dessa forma, este estudo teve como objetivo verificar o impacto da consciência da marca, da credibilidade, da inovação percebida e na intenção de compra de automóveis SUVs. Dessa forma, entendeu se que a melhor maneira seria o desenvolvimento de uma pesquisa quantitativa com aplicação de uma survey com a testagem de um Modelo Teórico que explorasse e contemplasse as relações entre os construtos com suas respectivas hipóteses. Para tal, a amostra, selecionada através de amostragem não-probabilística por conveniência, foi composta por 237 casos válidos e contemplou clientes com intenção de comprar SUVs. A análise dos resultados ocorreu por meio de estatística multivariada, utilizando abordagem de Modelagem de Equações Estruturais. As contribuições de destaque são a comprovação que a consciência da marca influencia positivamente à qualidade percebida, a inovação percebida, a intenção de compra e também a credibilidade da marca; assim como a credibilidade da marca impacta diretamente na qualidade percebida; bem como, a inovação percebida se configura como determinante da qualidade percebida; porém, a relação da inovação percebida não impactou positivamente na intenção de compra em um contexto relacional. Esse resultado demonstra a relevância de compreender de forma efetiva a importância de se adotar estratégias que melhorem a intenção de compra sendo fundamental que essas empresas conheçam o processo pelo qual o cliente percorre até finalizar a compra.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6183
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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