Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.authorCastilhos, Mateus da Costa
dc.contributor.otherRocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.otherOliveira Filho, Luiz Ortiz
dc.date.accessioned2020-06-18T13:57:30Z
dc.date.available2020-06-18T13:57:30Z
dc.date.issued2020-03-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6191
dc.descriptionFrente aos avanços tecnológicos da sociedade contemporânea, o professor encontra-se em uma situação delicada para inserção das tecnologias em suas práticas docentes. Esta pesquisa aborda os desafios para o uso das mídias e tecnologias digitais no ensino da música em Caxias do Sul. O objetivo geral deste estudo é averiguar as metodologias de ensino da música por meios tecnológicos, bem como identificar sua presença nos procedimentos metodológicos de professores da rede básica de ensino. Objetivos específicos incluem: fomentar a reflexão sobre a democratização de acesso à tecnologia, explorar os elementos que conduzem o ensino com recursos tecnológicos, investigar os processos de produção multimídia através das tecnologias digitais e averiguar como os professores se relacionam com os recursos tecnológicos na sala de aula. As metodologias de ensino da música por meios tecnológicos foram investigadas a partir da revisão bibliográfica. A revisão serviu como suporte para análise qualitativa das entrevistas semiestruturadas com três professores atuantes da rede municipal e/ou particular de ensino básico de Caxias do Sul e região. Observou-se nas práticas dos educadores entrevistados a presença de metodologias, voltadas para o uso da tecnologia na sala de aula ainda que muitas vezes presentes como um suporte para as práticas tradicionais de ensino aprendizagem. Observou-se que as restrições de recursos tecnológicos impactam diretamente no planejamento dos professores, principalmente nas instituições públicas onde o acesso a equipamentos é limitado. Todavia, constatou-se nesta pesquisa que a dificuldade de inserção das mídias e tecnologias digitais no contexto de educação básica vão muito além da escassez de recursos tecnológicos, tanto as restrições de uso dos celulares quanto os empecilhos para utilização das tecnologias existentes, são alguns dos desafios enfrentados pelos educadores (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMúsica e tecnologiapt_BR
dc.titleMídias e tecnologias digitais no ensino da música : desafios para o uso na realidade escolas de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2020-03-02 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples