dc.contributor.advisor | Matter, Suelen Scholl | |
dc.contributor.author | Policeno, Viviane | |
dc.contributor.other | Rocha, Alexandre Fritzen da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T14:14:49Z | |
dc.date.available | 2020-06-18T14:14:49Z | |
dc.date.issued | 2020-03-02 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6192 | |
dc.description | Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre o canto na educação musical infantil, tendo como recorte produções científicas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre o período de 2015 a 2018, que trataram sobre o canto, a educação musical infantil, a idade de zero a cinco anos e o desenvolvimento integral. Nesta revisão também foi incluído o livro Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (2003), de Teca Alencar de Brito. O objetivo geral foi analisar produções científicas para identificar as contribuições da educação musical através do canto no desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, por meio de dois eixos: o do estudo do conceito de desenvolvimento integral e o do estudo das práticas pedagógicas. Na metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e análise de textos através da análise de conteúdo. Atendendo à revisão e à análise escolhida, foi possível perceber que o canto contribui para o desenvolvimento integral através do desenvolvimento musical, social e intelectual por meio da expressividade, sensibilidade, musicalidade, concentração, interação e respeito com os envolvidos. Como conclusão, observa-se que as práticas pedagógicas adotadas foram brinquedo cantado, movimentos e improvisação através da dança, canção, produção musical, percepção musical, musicalização através do lúdico e diversas formas do fazer musical, que são possibilidades de contribuir com o desenvolvimento integral da criança (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is a bibliographical review about singing in early childhood music education, investigating the scientific productions of the Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) (Brazilian Association of Musical Education), the Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) (National Association of Research and Postgraduation in Music) and periodicals from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (Superior Level Staff Development Coordination), from 2015 to 2018, which deal with singing, early childhood musical education, from zero to five years old, and integral development. This review also included the book Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (2003), by Teca Alencar de Brito. The aim of this study was to analyze scientific productions to identify the contributions of musical education through singing in the integral development of children from zero to five years old, through two ways: the study of the concept of integral development and the study of pedagogical practices. The methodology includes qualitative approach and text analysis through content analysis. Given the review and analysis chosen, it was possible to notice that singing contributes to integral development through musical, social and intellectual development through expressiveness, sensitivity, musicality, concentration, interaction and respect with those involved. In conclusion, I observed that the pedagogical practices adopted were singing games, movements and improvisation through dance, songs, musical production, musical perception, musicalization through ludic, and various forms of musical making, which are possibilities to contribute to the integral development of the child (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Música na educação | pt_BR |
dc.subject | Canto - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Música | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-03-02 00:00:00 | |